Puchero da Marcia

>> sábado, 29 de agosto de 2009



Ingredientes :

  • 500g de grão-de-bico
  • 5 col. (sopa) de azeite
  • 1 col. (sopa) de colorau
  • 5 dentes de alho picadinho
  • 2 cebolas grandes picadas
  • 1,5 kg de coxa de frango picada
  • 300 g de bacon em tiras grossas
  • 700g de costelinha de porco defumada
  • 2 gomos de lingüiça calabresa em rodelas
  • 4 tomates sem pele e sementes picados
  • 3 cenouras cortadas em rodelas
  • 2 tabletes de caldo de galinha
  • 500g de batata em cubos grandes
  • 1 litro de água fervente
  • Cheiro verde a gosto
Modo de preparo:
Um dia antes: Coloque o grão-de-bico e a costelinha de porco, de molho em água, (cada em um uma travessa) de um dia para o outro. Cozinhe o grão-de-bico em panela de pressão por aproximadamente 30 minutos ou até ficar macio (não pode desmanchar), reserve. A costelinha porco também, deve ser cozida antes, em água fervente, (a carne deve ficar firminha).
No dia: Frite o alho com a cebola no azeite até dourar. Acrescente o frango, o colorau, o bacon, a costelinha, a lingüiça, os tomates e deixe refogar, por uns 15 minutos. Em seguida coloque a cenoura, os caldos de galinha e deixe cozinhar até que a cenoura comece a amolecer, acrescente as batatas, coloque a água fervente. Quando o frango estiver cozido e as batatas quase boas, acrescente o grão de bico (com a água do cozimento) e deixe-o cozinhar por cerca de 10 minutos. Por ultimo o cheiro verde a gosto. Sirva quente.
Obs: Essa receita serve de 10 a 15 pessoas.
Sobre a receita: O Puchero é um ensopado tipicamente Espanhol, existem muitas versões dessa receita, normalmente é servido como prato único, mas em casa comemos com arroz branco e salada verde! Rsrsrs... Nem somos gulosos!

35 comentários:

Abelha Maia 29 de agosto de 2009 15:26  

É muito saboroso, nós em Portugal tb fazemos algo parecido.
bjssss

Tatiana 29 de agosto de 2009 15:27  

Eu nunca fiz nada com grão-de-bico porque meu marido não gosta. Meu pai faz puchero e me acabo de comer quando vou na casa dele... esse tá com uma cara espetacular!!!

Bjs

Simplesmente Mariza 29 de agosto de 2009 15:34  

Sensacional. Literalmente não resisto a este tipo de comida. Gosto muito de ensopados. Temperada no ponto exato...então...fico imaginando o perfume. O puchero, por ser um caldo mais audacioso, mais consistente, é perfeito para o inverno e aqui no sul onde moro....vai ser um sucesso.

Federica 29 de agosto de 2009 16:07  

un bellissimo piatto unico, ricco e gustoso!
brava!
ciao ciao ciao ciao ciao ^-^

João Mario 29 de agosto de 2009 17:16  

Delícia! Simplesmente delicioso. Essa receita não vou deixar de experimentar. Parabéns!

micas 29 de agosto de 2009 17:18  

Muito bom, cá em portugal há uma receita identica, só acrescentamos a massa (penne), chama-se "Rancho", e tambem é prato unico.
O teu ficou com muito bom aspecto.
Beijinhos

Rose 29 de agosto de 2009 17:40  

Olá...vim agradecer a visitinha e adorei estar aqui...muita coisa boa praa bisbilhotar...hihihihi volto depois com mais tempo...
Bjinhus e bom findi!!!

»¤Þ䵣䤫 29 de agosto de 2009 19:14  

Obrigada a tds! Bjinhu minha gente!

Rachel 29 de agosto de 2009 20:23  

Paula, adoro puchero, sempre faço aqui em casa e todos adoram. O seu está com um lindo aspecto e com certeza ficou saborosíssimo.Bjuss!!!

Lia 29 de agosto de 2009 21:57  

Que bom aspecto hummmmmmmm
já se comia.
Parabéns também pelo selinho.
bjs

Rogério Roscio 30 de agosto de 2009 02:38  

Bela receita. Gostei. Obrigado pela visita em meu blog.

www.chefroscio.blogspot.com

Ana Powell 30 de agosto de 2009 08:30  

Excelente prato para fazer por estas bandas.
Já se começa a sentir o Outono a chegar.
Feliz fim de semana x

Dani 30 de agosto de 2009 08:57  

Tah com uma aparência ótima!
Nhammmm

Bjo

Lourdes Sabioni 30 de agosto de 2009 09:20  

Eu também gosto de acompanhar com arroz, é muito delicioso!!! Bjs

Stefania 30 de agosto de 2009 12:46  

Ciao, grazie per esserti iscritta al mio blog, con il tuo ho qualche difficoltà con la lingua...mi farò aiutare dal traduttore.
ciao
Stefania

Romy 30 de agosto de 2009 13:57  

Muito bom!!! Mas como aqui está tanto calor só mesmo no Inverno eheh

Bjokas***

Borboleta Azul 30 de agosto de 2009 15:11  

Hummmmmmmmmmm.... que blog delicioso !!!!
Adorei !!! Vou acompanhar sempre !!
Bjks, otima semana !!!

Iliane 30 de agosto de 2009 16:54  

hummm..ficou lindo..aqui em casa a gente ama muito..ficou linda a sua foto..bjus

Isabella 30 de agosto de 2009 17:48  
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabella 30 de agosto de 2009 17:48  

Lindo blog!! Já fiquei sua seguidora....
Vou estar sempre por aki =D
Bjus :*

Marcia Paganini 30 de agosto de 2009 22:52  

Olá, Paula! Olá, gente!
Essa receita quem me ensinou foi minha mama Eunice (a Mími). Mas na verdade o mérito deve-se à Dona Helena Fajardo, uma ilustre senhora descendente de espanhóis que vive há muitos anos cá em Rolândia City. Para quem quiser fazer, as dicas:
1. Façam quando estiver frio (como disse Romy, em seu comentário acima.
2. Se não for pra muita gente, sugiro fazer metade da receita (rende pra caramba e, como tem bastante e é muito bom, a gente não para de comer. Logo...)
É isso! Aproveitamos o friozinho que estava fazendo aqui no Sul do Brasil e a visita da Tia Annalice e seu batalhão e mandamos ver no puchero.

Paula Pacheco 31 de agosto de 2009 02:37  

Paula,
Só pelos ingredientes esse prato esta muito "rico" subatancialmente...e to sentindo um cheiro...que delicia,
bjs
Paula Pacheco

Mary 31 de agosto de 2009 07:00  

Adoro pratos com grão, e este tão bem guarnecido deve ficar super saboroso! :)

Cláudia M. 31 de agosto de 2009 07:15  

Ai, Paula, que comida maravilhosa! Faz-me imediatamente pensar na comidinha feita pela minha mãe, que é muito boa e nutritiva, por sinal! Óptima pra uma dietazinha... :) mas eu não estou em dieta, por isso posso comer à vontade... gostei muito!
bjs

Gabriela Braga 31 de agosto de 2009 11:00  

Que deliciaaaaaaaaaaa!!

Vc tinha razão, adorei seu blog.

Já te adicionei nos meus favoritos.

beijokas

Cozinha da Lenita

Fla 31 de agosto de 2009 11:26  

Menina, eu adoro puchero!
Acertou em cheio na receita hein.
Beijos
Fla

Inês - Cardápio de Sabores 31 de agosto de 2009 11:53  

Olá Paula! O cachaço é uma parte do lombo do porco que contém osso (da parte da coluna). É muito saborosa, tenra e suculenta.

Marisa Gonçalves 31 de agosto de 2009 13:30  

Olá, obrigado pela visitinha e adorei o seu blog. Tenho de experimentar esta receita. Tem um aspecto delicioso!

Beijinhos

Vanilda Fiuza 31 de agosto de 2009 16:08  

Olá!!!

Peguei seu endereço no blog da Bellinha.
Adoro colecionar e experimentar receitas, as suas estão bem apetitosas, vou conferir depois te conto.
bjos.

Cynthia Saccoman 31 de agosto de 2009 20:21  

Nossa que delícia!!
Minha mãe faz puchero, eu amoooo!!!!
Ohh...saudades da comidinha da minha mamãe!!!!!
Beijinhos

Magia na Cozinha 31 de agosto de 2009 20:53  

Para o meu gosto, parece maravilhoso, embora eu nunca tenha comido.
Bjs :)

gasparzinha 1 de setembro de 2009 05:59  

Eu gosto tanto destas comidinhas "leves"... :) :) :)

Beijinhos.

Marlene Maravilha 1 de setembro de 2009 14:12  

Que delicia!
Comi muito puchero na Argentina há anos atrás, e deliciava-me com a iguaria. Depois optei pelo vegetarianismo e alimentacao integral. E assim é, mas com certeza é uma maravilha!
beijo linda, este blog é mesmo bom!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...