Puchero da Marcia

>> sábado, 29 de agosto de 2009



Ingredientes :

  • 500g de grão-de-bico
  • 5 col. (sopa) de azeite
  • 1 col. (sopa) de colorau
  • 5 dentes de alho picadinho
  • 2 cebolas grandes picadas
  • 1,5 kg de coxa de frango picada
  • 300 g de bacon em tiras grossas
  • 700g de costelinha de porco defumada
  • 2 gomos de lingüiça calabresa em rodelas
  • 4 tomates sem pele e sementes picados
  • 3 cenouras cortadas em rodelas
  • 2 tabletes de caldo de galinha
  • 500g de batata em cubos grandes
  • 1 litro de água fervente
  • Cheiro verde a gosto
Modo de preparo:
Um dia antes: Coloque o grão-de-bico e a costelinha de porco, de molho em água, (cada em um uma travessa) de um dia para o outro. Cozinhe o grão-de-bico em panela de pressão por aproximadamente 30 minutos ou até ficar macio (não pode desmanchar), reserve. A costelinha porco também, deve ser cozida antes, em água fervente, (a carne deve ficar firminha).
No dia: Frite o alho com a cebola no azeite até dourar. Acrescente o frango, o colorau, o bacon, a costelinha, a lingüiça, os tomates e deixe refogar, por uns 15 minutos. Em seguida coloque a cenoura, os caldos de galinha e deixe cozinhar até que a cenoura comece a amolecer, acrescente as batatas, coloque a água fervente. Quando o frango estiver cozido e as batatas quase boas, acrescente o grão de bico (com a água do cozimento) e deixe-o cozinhar por cerca de 10 minutos. Por ultimo o cheiro verde a gosto. Sirva quente.
Obs: Essa receita serve de 10 a 15 pessoas.
Sobre a receita: O Puchero é um ensopado tipicamente Espanhol, existem muitas versões dessa receita, normalmente é servido como prato único, mas em casa comemos com arroz branco e salada verde! Rsrsrs... Nem somos gulosos!

35 comentários:

Maria Maia 29 de agosto de 2009 às 15:26  

É muito saboroso, nós em Portugal tb fazemos algo parecido.
bjssss

Tati - Panelaterapia 29 de agosto de 2009 às 15:27  

Eu nunca fiz nada com grão-de-bico porque meu marido não gosta. Meu pai faz puchero e me acabo de comer quando vou na casa dele... esse tá com uma cara espetacular!!!

Bjs

Unknown 29 de agosto de 2009 às 15:34  

Sensacional. Literalmente não resisto a este tipo de comida. Gosto muito de ensopados. Temperada no ponto exato...então...fico imaginando o perfume. O puchero, por ser um caldo mais audacioso, mais consistente, é perfeito para o inverno e aqui no sul onde moro....vai ser um sucesso.

Federica Simoni 29 de agosto de 2009 às 16:07  

un bellissimo piatto unico, ricco e gustoso!
brava!
ciao ciao ciao ciao ciao ^-^

João Mario 29 de agosto de 2009 às 17:16  

Delícia! Simplesmente delicioso. Essa receita não vou deixar de experimentar. Parabéns!

Unknown 29 de agosto de 2009 às 17:18  

Muito bom, cá em portugal há uma receita identica, só acrescentamos a massa (penne), chama-se "Rancho", e tambem é prato unico.
O teu ficou com muito bom aspecto.
Beijinhos

Rose 29 de agosto de 2009 às 17:40  

Olá...vim agradecer a visitinha e adorei estar aqui...muita coisa boa praa bisbilhotar...hihihihi volto depois com mais tempo...
Bjinhus e bom findi!!!

»¤Þ䵣䤫 29 de agosto de 2009 às 19:14  

Obrigada a tds! Bjinhu minha gente!

Rachel 29 de agosto de 2009 às 20:23  

Paula, adoro puchero, sempre faço aqui em casa e todos adoram. O seu está com um lindo aspecto e com certeza ficou saborosíssimo.Bjuss!!!

Lia 29 de agosto de 2009 às 21:57  

Que bom aspecto hummmmmmmm
já se comia.
Parabéns também pelo selinho.
bjs

Rogério Roscio 30 de agosto de 2009 às 02:38  

Bela receita. Gostei. Obrigado pela visita em meu blog.

www.chefroscio.blogspot.com

Ana Powell 30 de agosto de 2009 às 08:30  

Excelente prato para fazer por estas bandas.
Já se começa a sentir o Outono a chegar.
Feliz fim de semana x

Dani 30 de agosto de 2009 às 08:57  

Tah com uma aparência ótima!
Nhammmm

Bjo

Lourdes Sabioni 30 de agosto de 2009 às 09:20  

Eu também gosto de acompanhar com arroz, é muito delicioso!!! Bjs

Stefania 30 de agosto de 2009 às 12:46  

Ciao, grazie per esserti iscritta al mio blog, con il tuo ho qualche difficoltà con la lingua...mi farò aiutare dal traduttore.
ciao
Stefania

Romy Almeida 30 de agosto de 2009 às 13:57  

Muito bom!!! Mas como aqui está tanto calor só mesmo no Inverno eheh

Bjokas***

Unknown 30 de agosto de 2009 às 15:11  

Hummmmmmmmmmm.... que blog delicioso !!!!
Adorei !!! Vou acompanhar sempre !!
Bjks, otima semana !!!

Iliane 30 de agosto de 2009 às 16:54  

hummm..ficou lindo..aqui em casa a gente ama muito..ficou linda a sua foto..bjus

Puckett 30 de agosto de 2009 às 17:48  
Este comentário foi removido pelo autor.
Puckett 30 de agosto de 2009 às 17:48  

Lindo blog!! Já fiquei sua seguidora....
Vou estar sempre por aki =D
Bjus :*

Marcia Paganini 30 de agosto de 2009 às 22:52  

Olá, Paula! Olá, gente!
Essa receita quem me ensinou foi minha mama Eunice (a Mími). Mas na verdade o mérito deve-se à Dona Helena Fajardo, uma ilustre senhora descendente de espanhóis que vive há muitos anos cá em Rolândia City. Para quem quiser fazer, as dicas:
1. Façam quando estiver frio (como disse Romy, em seu comentário acima.
2. Se não for pra muita gente, sugiro fazer metade da receita (rende pra caramba e, como tem bastante e é muito bom, a gente não para de comer. Logo...)
É isso! Aproveitamos o friozinho que estava fazendo aqui no Sul do Brasil e a visita da Tia Annalice e seu batalhão e mandamos ver no puchero.

Paula Pacheco 31 de agosto de 2009 às 02:37  

Paula,
Só pelos ingredientes esse prato esta muito "rico" subatancialmente...e to sentindo um cheiro...que delicia,
bjs
Paula Pacheco

Anônimo 31 de agosto de 2009 às 07:00  

Adoro pratos com grão, e este tão bem guarnecido deve ficar super saboroso! :)

Cláudia Marques 31 de agosto de 2009 às 07:15  

Ai, Paula, que comida maravilhosa! Faz-me imediatamente pensar na comidinha feita pela minha mãe, que é muito boa e nutritiva, por sinal! Óptima pra uma dietazinha... :) mas eu não estou em dieta, por isso posso comer à vontade... gostei muito!
bjs

Gabriela Braga 31 de agosto de 2009 às 11:00  

Que deliciaaaaaaaaaaa!!

Vc tinha razão, adorei seu blog.

Já te adicionei nos meus favoritos.

beijokas

Cozinha da Lenita

Fla 31 de agosto de 2009 às 11:26  

Menina, eu adoro puchero!
Acertou em cheio na receita hein.
Beijos
Fla

Inês 31 de agosto de 2009 às 11:53  

Olá Paula! O cachaço é uma parte do lombo do porco que contém osso (da parte da coluna). É muito saborosa, tenra e suculenta.

Marisa Gonçalves 31 de agosto de 2009 às 13:30  

Olá, obrigado pela visitinha e adorei o seu blog. Tenho de experimentar esta receita. Tem um aspecto delicioso!

Beijinhos

Vanilda Fiuza 31 de agosto de 2009 às 16:08  

Olá!!!

Peguei seu endereço no blog da Bellinha.
Adoro colecionar e experimentar receitas, as suas estão bem apetitosas, vou conferir depois te conto.
bjos.

Cynthia Saccoman 31 de agosto de 2009 às 20:21  

Nossa que delícia!!
Minha mãe faz puchero, eu amoooo!!!!
Ohh...saudades da comidinha da minha mamãe!!!!!
Beijinhos

Claudia Lima 31 de agosto de 2009 às 20:53  

Para o meu gosto, parece maravilhoso, embora eu nunca tenha comido.
Bjs :)

Susana Gomes 1 de setembro de 2009 às 05:59  

Eu gosto tanto destas comidinhas "leves"... :) :) :)

Beijinhos.

Marlene Maravilha 1 de setembro de 2009 às 14:12  

Que delicia!
Comi muito puchero na Argentina há anos atrás, e deliciava-me com a iguaria. Depois optei pelo vegetarianismo e alimentacao integral. E assim é, mas com certeza é uma maravilha!
beijo linda, este blog é mesmo bom!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...