Maminha Assada com Orégano e Manjericão

>> segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011


Essa é uma das partes do boi que mais aprecio, carne fibrosa de sabor suave e textura muito macia, ela é a ponta do conjunto de carnes que formam a alcatra, tem um formato quase triangular, boa para assados e churrascos em geral, pesa em média, 2 kg, e a melhor maneira de servi-lá é mal passada, mas isso não impede de fazê-la no ponto.

Ingredientes:
  • 1 peça de maminha de aproximadamente 1,2 Kg
  • 5 col. (sopa) de azeite
  • 3 col. (sopa) de molho de soja
  • 1 col. (chá) de orégano
  • 5 col. (sopa) de folhas de manjericão picadas
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada (sem sementes)
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • Sal a gosto

Modo de preparo:
Limpe a carne, retirando apenas o excesso de gordura, em uma tigelinha, misture, duas colheres de azeite, reserve as outras três para fritar o alho, o molho de soja, o orégano, o sal a gosto, (eu usei um colher de chá de sal) o manjericão e a pimenta, besunte a carne com a mistura, deixe tomar gosto por 1 hora, enrole com papel alumínio e leve para assar por uma hora, em forno pré-aquecido a 220°C.
Passada 1 hora de forno, retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos ou até que a carne fique douradinha e macia. Aqueça uma frigideira com as três colheres de azeite e doure o alho, distribua-o sobre a carne, aguarde 10 minutos e sirva com batatas assadas ou uma massa com molho branco.

23 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida 7 de fevereiro de 2011 às 15:38  

MAMINHA UMA DAS MINHAS CARNES PREFERIDAS GOSTO MUITO VOU LEVAR A RECEITA!
BEIJO

Fabiana 7 de fevereiro de 2011 às 17:19  

Paula,
Meu marido que gosta dessa carne.
geralmente, ele que sai para fazer compras e sempre me apareceia com uma peça de maminha.
Agora, já tenho uma receitinha especial para fazer da próxima vez.
beijos

Unknown 7 de fevereiro de 2011 às 17:29  

Olá Paula

Uau, até senti o gosto. Ontem Domingo, dia de folga da Edileuza, fiz um bacalhau assado. Fiz no almoco de ano novo e foi um sucesso. Como nunca tinha feito antes, olhei várias receitas na internet, juntei tudo, bati no liquidificador e criei o BACALHAU DA KINHA. Da próxima vez que fizer, vou lembrar de tirar fotos. Aí farei um post da minha receita.

Uma ótima semana à vc...
Bjooooooooooooooooooooo.............

http://amigadamoda.blogspot.com

Lourdes Sabioni 7 de fevereiro de 2011 às 18:38  

O maridex adora esta carne nos churrascos dele, agora vou atropelar a "maminha no sal grosso" do dito cujo que se diz churrasqueiro! KKKKK
Beijos!

welze 7 de fevereiro de 2011 às 18:43  

como dizem as queridas portuguesas, que bom aspecto tem esse seu prato. delícia. boa semana

Chefs.com 7 de fevereiro de 2011 às 19:41  

Ei Ana Paula!
Que receita ótima...vou experimentar...depois te falo.
Adorei o blog...tô seguindo.
Bj,
Marcela.

Gina acasadagigis 7 de fevereiro de 2011 às 20:15  

Paula,
Esta carne é muito boa, eu adoro, bjs e boa semana!

Beta Tiossi 7 de fevereiro de 2011 às 21:22  

Paula, muito boa a receita! Eu gosto muito de carne, mas não sou muito criativa para faze-las, adoro quando aparecem receitas assim! bjs e boa semana

Natal 7 de fevereiro de 2011 às 21:52  

Ficou super apetitosa essa maminha Paula, fiquei com água na boca aqui! Beijos

Anônimo 7 de fevereiro de 2011 às 21:53  

Vou fazer em casa depois passo aqui para dizer o que achei, beijos!

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! 7 de fevereiro de 2011 às 22:14  

uma delicia de carne... bem molinha e temperada, gostei d+++!

Unknown 7 de fevereiro de 2011 às 22:23  

Essa carne é super macia né,mais eu prefiro ela bemm passada amiga hauhau ...

Patrícia Gomes 7 de fevereiro de 2011 às 23:24  

Que delícia, frô!! Fiquei com água na boca, pq amo uma maiminha mal passada! ;oD

E muuuito obrigada por todo o teu carinho no meu aniversário, viu linda!
Fiquei mega feliz!

Mega xêros
Paty

Daniana Bittencourt 7 de fevereiro de 2011 às 23:28  

Linda carne... Deu água na boca.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

"Manjares da Manu" 8 de fevereiro de 2011 às 08:08  

Que delícia!!!Deu água na boca!!!

BJs...

Cynthia Saccoman 8 de fevereiro de 2011 às 08:56  

Oi Querida!!! Mto obrigada pelo carinho!!!!
Sua carne ficou divina, quero um pedaço...heheheh
Saudades!!!
Super beijo

Rose Oliveira 8 de fevereiro de 2011 às 09:19  

Oi amore, obrigada pela visita e carinho...
hummm essa maminha assada me deu água na boca, receitinha muuuito boa :)
Boa semana, beijos!

Unknown 8 de fevereiro de 2011 às 15:11  

Paula, seu blog tá belíssimo!! Parabéns pelas belas fotos!

Essa maminha ficou lindaaaa!!

Beijos

Abelha Maia 8 de fevereiro de 2011 às 17:59  

Essa carne é mesmo ao gosto do meu Abelhão
Uma delicia.
bjsss

Xana Bértolo 8 de fevereiro de 2011 às 20:52  

Só provei maminha no churrasco e adoro...
Essa ficou muito apetitosa :)
beijo

Lia 8 de fevereiro de 2011 às 21:10  

Paula,muito obrigada pela sua visita, sempre simpática! O tempo tem sido pouco para fazer visitas, tenho andado um pouco fugida.
Seu blog também está muito bonito e não estou dizendo para retribuir, acho mesmo que está lindo!
Parabéns
Beijinhos

Sandra Peres 9 de fevereiro de 2011 às 15:26  

Fiquei com vontade, maminha é ótima, muito versátil, e com manjericão, adoro!!!

Bjos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...