Legumes em Conserva

>> quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Em casa minha mãe nunca deixou faltar legumes em conservas, doces em calda e geleias, ela sempre aproveitava as frutas e legumes da estação e os comprava aos montes para fazer, o que era ótimo, pois tínhamos frutas e verduras de determinadas épocas por meses em casa.  
Ingredientes:
  •  10 cebolas pequenas
  •  10 pepinos pequenos
  •  2 cenouras médias cortadas em palitos
  •  1 pimentão verde cortado em tiras largas
  •  1 pimentão vermelho cortado em tiras largas
  •  1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grão
  •  2 cravos-da-índia
  •  ½ litro de água
  •  ½ litro de vinagre branco
  •  1 col. (sopa) de sal 
Modo de preparo:

Descasque as cebolas, corte as pontinhas dos pepinos, lave-os bem e reserva, agora vamos branquear as cebolas, os pepinos, as cenouras e os pimentões, em água quente. Branquear um alimento, nada mais é que passá-los  na água fervente,  por alguns minutos, para dar um pré-cozimento. Apenas um susto, rsrs... Coisa rápida. Aguarde um tempinho para poder manusear os legumes, ajeite-os em potes, devidamente esterilizados e reserve.
Em seguida ferva o a água, com o vinagre, os grãos de pimenta, os cravos e o sal,  aguarde amornar o líquido e distribua nos potes até cobrir totalmente os legumes. Feche bem os potes e aguarde pelo menos um semana para consumir.

Dica: Se você não gosta de conserva azedinha como eu, faça assim: Use 750ml de água para 250ml de vinagre, ficará bem mais suave.

35 comentários:

Susana 17 de fevereiro de 2011 às 16:15  

Eu tambem já fiz e e cá em casa é muito apreciado.

Beijinhos

Unknown 17 de fevereiro de 2011 às 16:28  

Que delicia adoro legumes em conserva principalmente batatinha e cenoura.. bjoss..

ELIANA-Coisas Boas da Vida 17 de fevereiro de 2011 às 16:36  

ADORO LEGUMES EM CONSERVA BEM AZEDINHOS FICAM DELICIOSOS!
SUAS FOTOS ESTÃO MARAVILHOSAS!

Rachel 17 de fevereiro de 2011 às 17:02  

Adorei a receita, bem simples de preparar e gostei da sugestão para a menos azedinha, vou fazer...gosto muito de fazer molho tártaro, que tem como base legumes assim.
Valeu amiga!
Bjuss!!!

Natal 17 de fevereiro de 2011 às 17:20  

Paulinha amo legumes em conserva, com um belo bife acebolado! Hummm...

Ana 17 de fevereiro de 2011 às 17:20  

AMEI! SIMPLES NÃO É MESMO? VOU FAZER!
AH, E QUANTO AO BOLO PUDIM, FAÇA E SE DELICIE!!!RSSS

»¤Þ䵣䤫 17 de fevereiro de 2011 às 17:21  

Natal também adoro com bife acebolado, você acredita! Muito legal!

"Manjares da Manu" 17 de fevereiro de 2011 às 17:26  

Eu tenho aqui a conserva de cebola pequena!!!Meu marido ama!!!Adorei a sua, ficou linda!!!E é super fácil!!!!

Bjs....

Unknown 17 de fevereiro de 2011 às 17:32  

Olá

Desculpe amiga, hoje não comentar, passei somente para dar um olá. Estou indignada com algumas coisas, aqui no mundo real...

Bjooooooooooooooo..............

http://amigadamoda.blogspot.com

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! 17 de fevereiro de 2011 às 17:41  

naum sou fã de conservas... + esta fikou mto bonita...

Trainee de Cozinheira 17 de fevereiro de 2011 às 17:41  

Adoro isso Paula, vou anotar, mas meus preferidos são cebola e pepino, e pode ser bem azedo rsrsrs!!!bjs
Maura

Minhas Receitas Dia a Dia 17 de fevereiro de 2011 às 17:51  

Adorei esta receita Paula, ficou ótima, gosto muito de pepino. Abraço.

Figos & Funghis 17 de fevereiro de 2011 às 18:25  

Adoro Paulinha, minha mãe também faz muito. Eu nunca fiz, mas um dia vou experimentar. Minha mãe chama de picles de legumes, mas é praticamente a mesma receita. Os meus preferidos são a cenoura e a cebola.
Beijos,
Fabi

Fernanda Giuliani 17 de fevereiro de 2011 às 19:03  

Paulinha, cê sabe que eu até comprei umas coisinhas para fazer conserva...daí fui consumindo tudo...kkk....agora que vi a sua...bateu a vontade de novo!!rsrs
bjokas querida!

Unknown 17 de fevereiro de 2011 às 20:53  

Gostei, Paula.Sem falar no super visual dessas conservas, q são de encher os olhos.Beijão.

Fabiana 17 de fevereiro de 2011 às 22:00  

Paula,
Adorei a receita.
Sempre via vidros cheio dessas conservas, mas
nunca fiz.
Agora, com sua receita, vou arriscar na cozinha.
beijos

Renata 18 de fevereiro de 2011 às 08:45  

Paulinha, suas fotos estão um arraso, parecem de revista, meus parabéns!

Esses legumes ficaram com uma cara de ótimos, vale a pena tentar!

Elisio 18 de fevereiro de 2011 às 09:48  

Optimo blog! A visitar mais vezes de certeza!
bjs.

Daniella Carrara 18 de fevereiro de 2011 às 14:38  

Sabe que nunca fiz, embora adore comê-los! Vou testar! Beijinhos

Abelha Maia 18 de fevereiro de 2011 às 15:23  

Ficaram com um aspecto excelente.
bjsss

Ana Paula Gervason 18 de fevereiro de 2011 às 18:32  

Eu adoro conserva mas não sabia fazer...
Ótima receita vou fazer...
Me deu água na boca...

Bjsss

http://toutlamour.blogspot.com

Natália Eleutério 19 de fevereiro de 2011 às 14:38  

Uma excelente sugestão para termos todo o ano, bjs.

welze 19 de fevereiro de 2011 às 21:20  

você tornou um bicho de sete cabeças, em algo simples de fazer. gostei demais. beijos

cucchiaiopieno.com.br 20 de fevereiro de 2011 às 11:38  

Adoro legumes em conserva. Minha mãe fazia muito quando eu era criança!
Gostei de conhecer a tua receita, também prefiro menos azedinha.
Bjim
Léia

Danieli 20 de fevereiro de 2011 às 17:37  

Adoro conservas! Adoro conserva de cebola e de pepino, são minhas favoritas. Gostei bastante da tua receita, parece bem suave. Beijos, maninha!
Ps - E os guardanapinhos, já usou ou vai guardar para o enxoval, hihihihi?

Cris 21 de fevereiro de 2011 às 08:09  

Já fiz algumas conservas aqui em casa, e olha ficou muito..mas muito ácido... aqueles de lacrimejar os olhos..kkkkk
Mas sua receita me parece bem ligth, adorei suas dicas, e vou tentar fazer, para fazer de ovos de codorna, é a mesma técnica não é?

Abraços e sucesso no blog!

Cris

Cris 21 de fevereiro de 2011 às 12:02  

Oi Paula!!

Faça os enroladinhos, eles são maravilhososss!!rsrs

E fico grata pela sua dica ok!!

bjs e ótima semana! Cris

neuda 25 de novembro de 2012 às 19:07  

para quantidades grandes e tempo de conservação pode ser comercializada obg querida

Anônimo 12 de dezembro de 2012 às 14:24  

eu amo legumes; em conserva então, adoro! mas eu não sabia fazer; pus num vidro, alho batido, cebola cortada, alho poró,sal, sazon, vinagre/azeite(meio a meio); não é que ficou bom! agora aprendi à fazer conserva direito; valeuuuuuuuuuuuu

Anônimo 16 de janeiro de 2013 às 20:45  

Ainda ñ fiz a receita mas tenho certeza q vou adorar.

Anônimo 9 de fevereiro de 2013 às 21:14  

mto boa a receita.
vc escreve mto bem, d modo direto e fácil d entender =D
Parabens

Unknown 20 de outubro de 2014 às 21:55  

Muito legal este blog...parabéns!!

Unknown 25 de fevereiro de 2018 às 15:25  

Oi Marcia,
Muito obrigado por sua receita. Vou fazer amanhã mesmo.
Tenho uma dúvida que eu gostaria ue você me ajudasse. Outro dia fui na casa de um amigo e ele me ofereceu legumes em conserva guardados na geladeira. Esta sua receita pode ser guardada fora?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...