Creme de Milho

>> terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Toda receita com milho me lembra o casa da minha avó, quando eu era criança, lembro que pelo menos uma vez ao ano, íamos no sítio dela, na época da colheita do milho, minha mãe, avó e minhas tias se reunião, e faziam, pamonha doce com queijo, pamonha salgada com queijo, bolo de milho, curau, milho refogado, milho cozido, um verdadeiro festival do milho, rsrsrs... Essa receita de creme de milho, é com certeza uma das minhas prediletas, receita da roça, muito simples e super gostosa. Então, vamos a ela.

Ingredientes:
  • 4 espigas de milho verde
  • 2 col. rasa (sopa) de manteiga
  • 1 cebola média em cubinhos
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 800ml de leite
  • 1 lata de creme de leite
  • Sal, salsinha, cebolinha e noz-moscada a gosto
Modo de preparo:

Retire os grãos de milho da espiga com auxílio de uma faca cortando rente ao sabugo, separe meia xícara de chá do milho, bata o restante do milho com leite e o tablete de caldo de legumes no liquidificador, passe por uma peneira para tirar o bagaço e reserve.
Em uma panela grande, aqueça a manteiga, junte a cebola e refogue até ficar transparente, acrescente a meia xícara de chá de milho, tempere com um pouquinho de sal, refogue por aproximadamente, 5 minutos, ou até que o milho esteja macio, adicione o caldo do milho, prove para ver se necessita de mais sal, se houver necessidade corrija, rale um pouco de noz-moscada e mexa até que o creme engrosse, mais ou menos, 10 minutos, (se caso engrossar muito, coloque mais um pouquinho de leite) desligue o fogo, acrescente o creme de leite e o cheiro verde e sirva em seguida com carne assada ou grelhada.

20 comentários:

cucchiaiopieno.com.br 1 de fevereiro de 2011 às 15:18  

Amo creme de milho, como puro! Minha boca encheu de agua!
Um abraço
Léia

Tuquinha 1 de fevereiro de 2011 às 15:27  

Só de ver esta magnifica fot d´a-me vontade de comer esse cremezinho....posso dar ai um pulinho e servir-me um pouco?
beijinhos

ELIANA-Coisas Boas da Vida 1 de fevereiro de 2011 às 16:03  

CREME DE MILHO É DELICIOSO GOSTO MUITO COM FRANGO AO MOLHO E ARROZ!
HUMMMM DEU VONTADE FICOU LINDA A FOTO!

Unknown 1 de fevereiro de 2011 às 16:06  

Que delicia realmente milho é tudo de bom milho cozido e milho refogado são meus prediletos!!

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! 1 de fevereiro de 2011 às 16:42  

esse negócio é mto baum hein... comi 2 vezes!!!
bju!

Lourdes Sabioni 1 de fevereiro de 2011 às 17:02  

Prefiro no franguinho grelhado ou milanesa...faço com milho em lata mas este da vovó deve ser espetacular...
Beijos

Fabiana 1 de fevereiro de 2011 às 17:34  

E viva a epoca dos milhos!!!
essa é a segunda receita que encontro na blogosfera de creme de milho...hummmmmmm.
só pode ser um sinal para eu fazer também.
Paula, também tenho ótimas lembranças da minha infância na casa da minha Avó.
Ela mora numa cidade chamada Meridiano, tão longe daqui....
mas as férias, minha mãe junto com as minhas tias, faziam tanta pamonha....que saudades!

beijos

Renata Boechat 1 de fevereiro de 2011 às 17:42  

Ai Paulinha, que foto mais linda essa!

E a receita tbm, que delícia!

Vamos aproveitar, lógico, e vai ser logo, pois as espigas de milho começam a aparecer por aqui.

Bjos,
Re

"Manjares da Manu" 1 de fevereiro de 2011 às 18:00  

Estou levando a sua receita!!!Para fazer depois p/ o maridão ele é fã de creme de milho!!!

Bjs...

Figos & Funghis 1 de fevereiro de 2011 às 18:27  

Paulinha, eu simplesmente AMOOO creme de milho! É uma loucura pra mim tudo o que leva milho. Este seu prato está suculento demais pra mim!
Bjokas,
Fabi

Unknown 1 de fevereiro de 2011 às 19:15  

Paula, adoro creme de milho e esse deve ter ficado com um gostinho especial. Nunca fiz com creme de leite, vou experimentar.Beijkas.

ameixa seca 1 de fevereiro de 2011 às 19:39  

Adoro milho mas assim em creme nunca provei. Tem bom aspecto :)

Unknown 1 de fevereiro de 2011 às 22:05  

Paulinhaaa....que legal esse creme, deve ser divino, já estou levando a receita e vou experimentar com certeza, obrigada pelo voto, beijos.

Rachel 2 de fevereiro de 2011 às 00:14  

Eu também prefiro com filézinho de frango empanado/grelhado...fica divino.
Sua receita é especial, a minha não leva creme de leite, vou anotar aqui!
Bjuss!!!

2 de fevereiro de 2011 às 07:33  

Oh Paula é uma pena o meu xuxu não gostar de milho... como eu gostava de fazer umas saladas com milho, sopa... enfim
O teu creme tem muito bom aspecto =D

Sandra G 2 de fevereiro de 2011 às 09:11  

Adoro milho.Deve ficar deliciosa.

Bjs

RUTE 2 de fevereiro de 2011 às 09:50  

Tem óptimo aspecto, hummm.
Mas pode ser considerado um dip, também? Para barrar bolachinha salgada?
Beijinho,
Rute

Natal 2 de fevereiro de 2011 às 13:15  

Paulinha, eu adoro creme de milho, principalmente com churrasco, o seu ficou lindo! Parabéns!

Anônimo 29 de dezembro de 2012 às 09:14  

ADORO CREME DE MILHO , SÓ PRECISO CRIAR VERGONHA E APRENDER A FAZER....

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...