Polenta Deliciosa da Minha Mãe!

>> sexta-feira, 26 de março de 2010

Olá pessoal! Desde de quando me conheço por gente, eu adoro polenta! Essa polenta ai abaixo, minha mãe costumava fazer quando estávamos só eu e ela, porque meu pai não gosta muito de polenta com carne moída, ele adora polenta com frango (de preferência caipira) já fria (que ela fica dura e da para fatiar) ixi... se eu for falar todas as manias que me pai tem com a polenta vai demorar muito, então vou contando em outros posts de polenta, voltando ao assunto, essa receita que eu vou passar para vocês é igualzinha a que minha mãe fazia e que nós duas sozinhas conseguíamos comer a travessa toda! Rsrsrs... Verdade mesmo! Espero que alguma de vocês façam, e que me contem o que acharam, ok??? Outra coisa, cuidado para não se engasgarem com o queijo! kkkkk... Bejinhos ;D




Ingredientes:

Para a Polenta:
  • 8 col. (sopa) de fubá, dissolvida em 500ml de água
  • 2l de água filtrada
  • 1 fio de azeite
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 1 col. (chá) de sal (rasa)
  • Pimenta do reino a gosto
Para o Molho:
  • 1 kg de carne moída
  • 1 fio de azeite
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 cebola média picadinha
  • 1 col. (café) de colorau
  • 3 tomates maduros picadinhos (sem pele e semente)
  • 500ml de caldo de carne fervente
  • 1 col. (chá) de extrato de tomate
  • Sal, pimenta e cebolinha a gosto
  • 300g de mussarela fatiada
Modo de preparo:

Polenta - Na panela de pressão, frite o alho no azeite, coloque os 2 litros de água filtrada, o tablete de caldo de galinha, o sal e a pimenta, mexa bem, aguarde a água levantar fervura e acrescente o fubá que deverá estar dissolvido no 1/2 litro de água. Mexa até o caldo começar a engrossar, tampe a panela e deixa cozinhar em fogo baixo por 40 minutos.

Molho - Em uma média, frite o alho no azeite com o colorau, acrescente a cebola, deixe dar uma murchadinha, coloque a carne moída, de uma leve fritada na carne, acrescente o tomate picadinho, misture bem e adicione o caldo de carne fervente, cozinhe por aproximadamente 20 minutos, ou até que o caldo tenha reduzido pela metade, junte o extrato de tomate, acerte o sal e cozinhe por mais 5 minutinhos, desligue o fogo, acrescente a pimenta do reino (de preferência moída na hora) e a cebolinha picadinha, misture e está pronto!

Na hora de servir - Abra a tampa da panela de pressão, com uma colher de pau longa (não consigo para de usar, nem a pau), mexa bem a polenta, despeje a polenta sobre uma vasilha que suporte calor, cubra com a mussarela fatiada e em seguida coloque conchas do molho de carne moída! Leve para a mesa e sirva-se com a polenta ainda quente!

43 comentários:

FOFIS 26 de março de 2010 às 09:01  

Polenta e muito bom , faz muito tempo que eu nao como uma , me deu agua na boca parabens pela foto beijos fofis

Fernanda Giuliani 26 de março de 2010 às 09:42  

Paula que deilicia! adoro polenta! otima ideia pro fds! A foto ta linda!
bjs

Figos & Funghis 26 de março de 2010 às 10:15  

Paulinha, que esta aparência maravilhosa eu devoraria a travessa toda!
Delícia!
Bjinhos

Tamy 26 de março de 2010 às 10:43  

tem um tempo que comi polenta e passei tão mal que hoje não consigo nem pensar nisso!!!

A sua ficou bem bonita... se não fosse polenta eu até comeria!!! hahahaha


beijs

PratosdaBela 26 de março de 2010 às 10:49  

Deve ser mesmo boa...
Jnihos fofos

Ana Powell 26 de março de 2010 às 10:56  

Tenho que admitir que não tenho muita experiencia com a polenta, mas posso afirmar que gostei imenso da tua receita. O teu pai tem que aprender o que é realmente bom.
Votos de feliz fim de semana x

Patrícia Gomes 26 de março de 2010 às 11:55  

Ai que delícia!!
Minha mãe também faz essa receita e costumamos nos empaturrar tb. rs
Boa lembrança, vou pedir a ela prum almoço qualquer dia!!

Xeros, frô!

Paty

Fla 26 de março de 2010 às 12:04  

Ai que delícia, mas vem cá, é só isso de fubá mesmo pra tudo isso de água?
Poxa interessante, vou testar.
Bjs

Paula Mello 26 de março de 2010 às 12:12  

Eu adoro polenta, de qualquer jeito e com qualquer coisa em cima, já fiz até com atum, acredita que ficou bom? (pra quem gosta de atum, claro...)
É bom, barato, gostoso e como direi, uma comida de "sustância"!!
Uma semana iluminada!!

»¤Þ䵣䤫 26 de março de 2010 às 13:08  

Isso mesmo Flavinha, 8 colheres de sopa de fubá! Se comer quente vai ficar cremosa se esperar esfriar vai ficar dura (tipo corte) Bjokas

Drika 26 de março de 2010 às 13:49  

Paula, eu queria muito fazer. Ainda faço. Mas tenho uma dúvida: é que só compro fuba em flocão.Será que serve? Ou só serve a fuba fininha? Um abraço,

»¤Þ䵣䤫 26 de março de 2010 às 15:03  

Drika minha mãe sempre fez com fubá fininho, nunca tentei fazer com o de flocos não! Faz com o fininho melhor não arriscar né! kkkkk... Bjokas

ELIANA-Coisas Boas da Vida 26 de março de 2010 às 16:39  

ADORO POLENTA COM FRANGO CAIPIRA E OUTRAS COISINHAS MAIS.....RSRS
MAS ESSA COM ESSE MOLHO COMERIA ATÉ ESTUFAR HUMMMM COM ESSE QUEIJINHO!

Santa Gastronomia 26 de março de 2010 às 17:08  

Adoro polenta também, Paula, pois desde que me entendo por gente, a comia. Só que aqui em casa o pessoal é fã da dura, que não precisa esperar esfriar para cortá-la: assim que fica pronta, espera uns cinco minutos e emborca ela no prato - depois é só cortar com fio de costura!
E com carne moída, galinha, porco, o que vier a gente traça! E a sobra ainda vai ser frita - tem que fazer bastante para sobrar!
Essa sua tá suculenta demais, comeria ela molinha assim mesmo!
Bjinhus

»¤Þ䵣䤫 26 de março de 2010 às 17:42  

Sandra sobre a polenta, meu pai e igual ao pessoal da sua família, gosta dela dura, come com tudo só tem uma pequena rejeição a carne moida, ele adora sabe com que também, ovo frito e feijão, ele faz uma polenta Cunsa, cortada na linha também! cheia de 9 horas! hahahah... Uma delicia!

Natália Eleutério 26 de março de 2010 às 18:34  

Cá por casa quem adora polenta é o marido e respectiva família, ficou excelente, bjs.

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! 26 de março de 2010 às 19:16  

isso sim é Polenta, o bom msm é bem pouquinho de polenta com muito molho, rsrsrs
bjux more!!!

Alma 26 de março de 2010 às 20:31  

Olá, Paula! Vim retribuir a visita e explicar o que são espigos e ... minha Nossa Senhora que aspecto maravilhoso e eu que ando há anos para exprimentar fazer polenta, acho que é desta!!
Quanto molho de espigos, espigos de couve são as pontas das couves que dão flor, espero ter ajudado.

Rose 26 de março de 2010 às 23:13  

Eu gosto de qualquer jeito, mas a minha preferida é com frango caipira...afff ai sim eu me acabo kkkkk
Bjinhus e bom findi!!!

Paula Pacheco 27 de março de 2010 às 00:11  

Esse prato é uma perdição Paulinha,adoro polenta mole com queijo hummmm
bjs
Paula

Unknown 27 de março de 2010 às 09:36  

Eu com certeza vou fazer...que coisa mais deliciosa!!! Depois eu conto, mas já vi que adorei...será que vou ter o pequeno problema de comer a travessa toda? Valha-me Deus!!! kkkk

Abraço pra vc!

»¤Þ䵣䤫 27 de março de 2010 às 10:38  

kkkkkkkkkkkk... Acho bem provável que sim Re! Bjokas

Drika 27 de março de 2010 às 10:50  

Muito obrigada pela informação Paula! Vou comprar o fubá fininho e tentar fazer. Bjs!

Natal 27 de março de 2010 às 10:50  

Paulinha sua polenta ficou super linda! Bem como eu gosto molinha e com carne moida!

Alexandre Miguel 27 de março de 2010 às 11:55  

Paulinha gostei muito da tua polenta!!!bjokas:**))

»¤Þ䵣䤫 27 de março de 2010 às 11:57  

Por nada Drika, faz depois me conta, tá bom??? Bjinhos!

Unknown 27 de março de 2010 às 12:00  

Eu adoro polenta assim, a sua ta perfeita! Bjs

Sara Graciano 27 de março de 2010 às 15:53  

Adoro polenta!
Essa ficou muito linda.
Obrigada pela visitinha.
Bjs

Ana 27 de março de 2010 às 18:33  

Oi Paula!
Menina q. receita deliciosa,amo angú e essa sua receita está de dar água na boca.Já anotei,vou fazer logo!Obrigada por partilhar conosco,t+ bom fim de semana pra vc.


Ana.

Clau 28 de março de 2010 às 12:12  

Oi Paula,não é por nada que vc e sua mãe devoravam tudo...adoro polenta também e da próxima vez vou fazer tua receita.bjus!

Tati - Panelaterapia 28 de março de 2010 às 12:20  

Nossa que delícia! Minha avó faz a melhor polenta do mundo, mas faz com frango ensopado...adoro polenta!!!
Ficou incrível Paulinha!!!
Bjs

"Manjares da Manu" 28 de março de 2010 às 13:56  

Olá, eu particularmente não gosto!!Hj eu fiz para o almoço, meu marido ama, fiz tb com mussarela, só que ele gosta mais com miúdos de frango!!!Ele disse que ficou ótima!!!A sua ficou linda tb!!Só me esqueci de tirar foto!!!

Bjs....Ótima semana!!!

Helena 28 de março de 2010 às 19:02  

Paula
Obrigada por partilhar uma receita tão especial!
Vou levá-la para experimentar, mas tem que chegar para nós quatro aqui de casa;)
Beijo

Mila - Make Lovers 28 de março de 2010 às 19:02  

tem uma carinha tão gostosa :D
mããs eu não como polenta xD

meu papis adooraa :)

Edilia 28 de março de 2010 às 20:16  

Adoro polenta, também sou filha de italiano só tem que gostar. A sua eu vou experimentar,está lindo e apetitoso.Beijo.
Edilia

Bergamo 31 de março de 2010 às 00:06  

Olá Paula!!
Obrigado pela visita ao blog do Bergamo. Hummm...adoro polenta!! rsrs
Abraços,
Bergamo

Richie 31 de março de 2010 às 09:02  

Sua polenta tá do jeito que eu gosto, cremoosa e com queijo! Deu água na boca aqui!

Flávinha 10 de março de 2011 às 19:06  

oii crieii um blog pra mim e quero tela em minha pagina como amiga

Thalita 30 de agosto de 2012 às 08:18  

Oi,Ontem fiz essa polenta aqui em casa e foi sucesso, realmente ela é uma polenta mais molinha do que o normal... Mas é uma delicia! Abraço

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...