Sobre o post do Pacu

>> quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bom dia ;D
Eu percebi que as nossas amigas de portugal e algumas daqui, ficaram com dúvidas a respeito do Pacu então vou falar um pouco sobre o peixe e dar outras opções de peixe para vocês!


Nome Popular - Pacu, Tambaqui e Caranha

Descrição: Peixe de escamas, corpo romboidal e comprido. A coloração é uniforme, castanho ou cinza escuro; o ventre é mais claro, amarelado quando o peixe está vivo.
Os dentes são molariformes. Alcança cerca de 50 cm de comprimento total.

Ecologia: Espécie onívora, com tendência a herbívora: Alimenta-se de frutos/sementes, folhas, algas e mais raramente, peixes, crustáceos e moluscos. É considerado um dos peixes mais esportivo do Panranal, e também é muito importante comercialmente.

Fonte das informações acima: Pousada Pedra Branca

Outras curiosidades
Pacu é um peixe de água doce, cujo nome em língua indígena significa “porco dos rios”, pois come quase tudo o que encontra. É um peixe de escamas que na Bacia Amazônica são chamados de “tambaqui” e em outras regiões pode ser conhecido como “caranha”.

Para quem quiser fazer o peixe em Portugal a Jaque (minha amiga de Portugal) falou que vocês podem usar esses peixes aqui:

Dourada

Robalo

Corvina


Para as brasileiras que quiser fazer o peixe, tenho mais essas opções de peixe:

Corimba

Detalhe desse peixe: Aqui na minha região eles costumam comer barro e a carne fica com gosto, normalmente são encontrados em represas e lagos, o ideal é que seja de rio.


Piau


Dourado


Piraputanga


ATENÇÃO:
PARA TODOS OS CASOS - O PEIXE DEVE SER MAGRO E NÃO TER SIDO CRIADO EM CATIVEIRO, ONDE A ALIMENTAÇÃO É FEITA COM A RAÇÃO, POIS O SABOR DA CARNE TEM MUITA ALTERAÇÃO!


Espero que vocês tenham gostado desse post, eu amei fazer pois tive que pesquisar tudo, não entendo nada de peixes! Hehehe... Contei com a ajuda da minha amiga Jaque de Portugal e do meu irmão Paulo para montar esse post! Muito obrigada!
Um grande beijo a todas (os)

32 comentários:

Alexandre Miguel 21 de outubro de 2009 às 12:38  

Paulinha querida os teus peixes ai do Brasil são um pouco difrentes dos meus!!!beijokas:**))
Gostei dos modelos desses peixes são muito fixes...

Cláudia Marques 21 de outubro de 2009 às 12:58  

Muito útil, Paula. Eu por acaso tinha pensado na Dourada, que é um peixe muito bom!

bjs

Fla 21 de outubro de 2009 às 13:21  

Adorei o post Paula.
=)
Beijos

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! 21 de outubro de 2009 às 13:31  

bom post... e esclarecedor...
agora sim... gostei das dicas!!!
parabéns!!!

Inês 21 de outubro de 2009 às 13:39  

Que giro, nunca tinha ouvido faalar desse peixe. Desse e duns outros quantos que postaste hehe já aprendi algo hoje

Elen 21 de outubro de 2009 às 13:42  

Menina que aula!!!

adorei...

abraços cheirosos

Unknown 21 de outubro de 2009 às 13:54  

por isso que amo seu blog...valeu Paula
bju

Unknown 21 de outubro de 2009 às 13:56  

Legal gostei da postagem, pois adoro peixe prefiro ele do que carne vc poderia ter posto a tilápia ai né amiga huauahuhau bjoss....

Abobrinhas na Cozinha 21 de outubro de 2009 às 14:07  

hehehehe...excelente post, Paulinha!
Muito útil e esclarecedor!
Parabéns, querida!
Beijocas!

Sarita 21 de outubro de 2009 às 15:51  

Obrigado Paulinha,eu achei parecido com a dourada.

Bjocas.

Anônimo 21 de outubro de 2009 às 17:55  

Eu adoro peixe, entra na alimentação quase diáriamente! Belo artigo, paula!:)

Lourdes Sabioni 21 de outubro de 2009 às 18:34  

Já vi que vai virar Peixóloga!!!KKKKK...mas eu adoro peixes! Bjs

Trainee de Cozinheira 21 de outubro de 2009 às 19:36  

Oi Paula,
Obrigada pela visita! eu já conhecia o seu blog. Gosto de dar umas passeadas por aí e vi.
Os seus peixes são um pouco parecidos com os da minha terra, que é Manaus, gosto muito.
Bjs
Maura

Bolo 21 de outubro de 2009 às 19:49  

Amo peixe Paulinha,
adorei a pequena aula, aqui em casa uso salmão que ultimamente anda num preço ótimo e algumas vezes filé de abrotea que faço um peixe a escabeche divino!!!
bom amigo agora vou para as tarefas domésticas hora do banho da pequena!!
beijokas

Rose Oliveira 21 de outubro de 2009 às 21:41  
Este comentário foi removido pelo autor.
Rose Oliveira 21 de outubro de 2009 às 21:43  

oi Paula, obrigada por sua simpática visita, só agora consegui retribuir...amei seu blog, adoro peixes e esse post esta D+, parabéns:)
Beijinhos.

Marcia Cavéquia 21 de outubro de 2009 às 21:50  

HEHEHEHEHEHE!!! SE TEM UMA COISA QUE MEU NEGO ENTENDE (O PAULO SEU IRMÃO) É DE PEIXE. NÃO FOSSE ELE A GENTE NÃO IA TER TANTOS PACUS PARA FAZER ASSADO, NÉ. ALIÁS, ELE DESENVOLVER UMA ISCA (UMA RAÇÃO) ESPECIAL PARA PESCAR OS BICHOS. A RECEITA É SECRETÍSSIMA, NÃO CONTA PRA NINGUÉM, NEM PRA MIM. PARA PREPARÁ-LA, ESPERA EU SAIR DE CASA E QUANDO OS AMIGOS PEDEM PRA ELE ENSINÁ-LOS, ELE VAI. MAS DUVIDO QUE FAÇA A RECEITA FIELMENTE. HEHEHEHEHEHE!!!

»¤Þ䵣䤫 22 de outubro de 2009 às 08:23  

kkkkkkkkkk... Essa da receita da isca não sabia não! Comédia pura! Hahaha...

Fátima 22 de outubro de 2009 às 08:59  

Paulinha, numa viagem, que fiz ao pantanal, comi pacu assado na brasa, que ficou um espetaculo! beijos.

Unknown 22 de outubro de 2009 às 12:17  

Menina tu entende tudo isso de peixe?Pôxa, to envergonhada kkk. Fui adolescentre criada na orla marítima, hoje moro a menos de 60 m da praia, é so atravessar a pista e pés na areia e não entendo bulufas de peixe, só entendo mesmo de comer kkk.
Oh, obrigada pela visita, senti falta de ti. Obrigada também pelo carinho do comentário, é bom né?
Beijos muitos no seu coração e lindo, tremendo final de semana pra ti amada de Deus.

Vicentina 22 de outubro de 2009 às 15:22  

Olá Paula
Este esclarecimento seu é muito bom eu não entendo nada de peixe.
Bjs

Tânia 22 de outubro de 2009 às 15:32  

Taí uma dúvida que me surgiu...lá em Portugal eles consomem muito peixe de mar. Mas não sei que qualidades teriam nos rios.
Muito bom seu post, Paula! Eu fiquei sabendo há pouco tempo (pelo pescador meu Pai) que Pacu e Tambaqui eram a mesma coisa. Levei toda orgulhosa umas costelinhas de Tambaqui achando que ele nunca tinha visto e caí do cavalo quando ele me disse que era o mesmo peixe que costuma trazer de suas pescarias....afffff
Beijinhos

welze 22 de outubro de 2009 às 16:11  

olá querida. mais didática impossível. Tem selinho pra vc no gostosurassemtravessuras

Raquel 22 de outubro de 2009 às 16:50  

Nhaaami...adoro peixe...ehehehe, mas n sei diferenciar mto n :(


Obrigada pela visitinha la no meu blog, aparece sempre que possivel...
bjimmm

Unknown 22 de outubro de 2009 às 17:02  

Oi Paula tudo bom!?!!
rsrsrsrsr gostou é !?! de eu ter ficado olhando para o prato da vizinha rsrsrsrsr mais quem nao faz isso ?!?! rsrsrsrs

Amei a pesquisa dos peixes !!
Eu adoro um peixinho !!
Muito obrigada por sempre estar me dando um Oi ! adoro sua presença no Comdinhas e CCoiisnhas !!

eu nao tenho ficado muito tempo na frete do computador esta me dando umas dores de cabeça Horriveis !! ai estou evitando !!
mais no pouquinho tempo que fico passo para lhe retribuir as Visitas !
Beijos mill!!
Ah quero ver mais receitas do livro mexicano!!
capricha!!
Beijos

Tati - Panelaterapia 22 de outubro de 2009 às 17:09  

Muito útil Paulinha! Principalmete a parte do peixe de cativeiro. Infelizmente a maioria dos peixes que consumimos são de cativeiro!
Peixe pescado direto do rio tem outro sabor!

Bjs

Unknown 22 de outubro de 2009 às 17:16  

Post interessante e diferente. É dificil alguem falar de peixes em blogs. Mas sao mto boas as dicas, principalmente para mim, amo peixes e pacu e dourado sao simplesmente deliciosos. Beeijao

Elisabete 22 de outubro de 2009 às 18:57  

Que interessante seu Post. Realmente aqui em Portugal não conhecemos esse peixe, ams com essa descrição certametne encontraremos algum que se assemelhe.

Romy Almeida 22 de outubro de 2009 às 20:20  

Muito útil este post Paula... parabéns :-)

Assim dá para ter uma ideia rsrsr

Bjokas doces

RUTE 26 de outubro de 2009 às 11:19  

Paula que simpatia a sua falar-nos sobre o peixe pacu. Realmente eu o achei bastante parecido com a dourada. Mas ela é peixe de mar e não de rio. Embora hoje em dia o que mais conseguimos encontrar é dourada de viveiro. Têm até preços de compra bem diferentes. A dourada de viveiro é mais barata porém não tão saborosa.

Obrigada pela atenção.
Beijinho.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...