Pacu com vinagrete na grelha!

>> quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Olá meninas (os)!
Hoje aqui na minha cidade está uma chuva! Vindo trabalhar vi 6 árvores caídas!
Acordei de madrugada com o barulho de um trovão! Tenho tanto medo de chuva com vento! Boa parte da cidade ainda está sem energia elétrica! Bom mais agora chega de notícias ruins né!
Aprendi essa receita com meu irmão Paulo que tem uma chácara na beira de um rio e costuma ir pescar sempre, então quando ele vai bem na pesca temos muitos peixes! Hehehe...
Eu tirei foto das etapas :D, para animar vocês a fazerem, certo? Então mãos a obra!


Ingredientes:
  • 1 pacu de aproximadamente 5kg
  • Sal grosso
  • vinagre ou limão (para lavar o peixe)
Para o vinagrete:
  • De 6 a 8 tomates em cubinhos
  • 1 vidro de azeitona sem caroço, picada (grande)
  • 1 vidro de palmito picado (grande)
  • 1 lata de milho verde
  • 2 cebolas em cubinhos
  • 2 copos de requeijão (por parte de peixe)
Vocês vão precisar também de um rolo grande de papel alumínio!

Modo de preparo do peixe:


Limpe o peixe (essa parte eu não tirei foto, meu pai que limpou e também não sei limpar peixe, segredo hein!) corte como na foto, abrindo da boca para o rabo, depois de lavar o peixe com bastante água, você deve passar bastante suco de limão ou vinagre no peixe, deixe escorrer bem. Faça uma base resistente de papel alumínio para colocar o peixe e leva para assar com sal grosso, não precisa de muito sal não, cuidado para não salgar!


O peixe estará assado quando estiver soltando os espinhos, esse demorou mais ou menos uma hora e meia. (Não a necessidade de tampar a churrasqueira)


Essa é parte, mais trabalhosa do peixe, tirar da churrasqueira para a varredura, nessa hora você tem que tirar todos os espinhos do peixe, todos mesmo! Faço isso com o auxílio de dois garfos e muita paciência! Hahaha... Vale a pena! Depois de passar e repassar o peixe a procura de espinhos, vamos ao vinagrete!


Modo de preparo do vinagrete:

Misture todos os ingredientes, exceto o requeijão, em um recipiente e pronto! Não precisa de colocar sal nem nada! Super fácil assim mesmo!


Distribua 1 copo de requeijão em cima do peixe (que agora está todo em migalhas), acrescente o vinagrete (bastante) e coloque o outro copo de requeijão por cima do vinagrete, leve de volta a churrasqueira para que o peixe tome o gosto do vinagrete e do requeijão.


No final ele fica assim, o couro do peixe fica bem durinho formando uma base para o peixe, como uma forma, na hora de se servir você colocar a colher bem rente ao couro, para pegar tanto peixe quanto vinagrete.

Está ai uma receita boa para se fazer num final de semana! A criançada lá de casa adora, pois não tem que ficar se preocupando com espinhos e o sabor é DELICIOSO!

Obs: Você também pode usar o peixe Piapara que o resultado fica excelente também!

Servimos com arroz branco e salada de rúcula! Espero que vocês tenham gostado! Beijos!

Gostaria de agradecer a Manu do blog Manjares da Manu pelo selinho Seu blog é um sonho e a Vivian do blog Dia-a-dia com a Farmacêutica e... minhas coisinhas pelo selinho Minha nota 10 é para você!
Muito obrigada pelo carinho meninas! Um grande beijo no coração! :D

57 comentários:

Tânia 15 de outubro de 2009 às 17:26  

Paula, que pacu mais vistoso!!
Ótima receita!
Beijinhos

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! 15 de outubro de 2009 às 17:46  

eu ja fiz esse peixe... e é bom msm, quer dizer... ja fizemos néh Paula...
adoro!!!
bjux!

Joyce's space 15 de outubro de 2009 às 17:54  

Humm deu água na boca em..Bjksss

Tati - Panelaterapia 15 de outubro de 2009 às 18:00  

Ai que saudade da minha Terra!!! Meus pais moram perto do Paranazão que um dia já foi rio...meu pai sempre pesca no Pantanal também...adoro peixe de rio na churrasqueira e essa receita deve ter ficado maravilhosa! Meu pai faz costelinha de pacu frita...ai que vontade!!!

Adorei esse peixão!!!

Bjs

Iliane 15 de outubro de 2009 às 18:05  

Paula ..que maravilha de pacú...essa receita é demais e explicada detalhadamente assim..dá agua na boca...bjus

"Manjares da Manu" 15 de outubro de 2009 às 18:27  

Que delícia,fiquei bem animada,adorei as fotos!!!

Bjs....

*-...-* Ana Anita *-...-* 15 de outubro de 2009 às 18:40  

que big peixe Paula... affff lindo!

bjsssssssss

Rose 15 de outubro de 2009 às 18:56  

afff...o que é esse peixe...só não gostei da parte da varredura, dá muito trabalho né..hihihihi já comi com maionese e outros legumes, mas não esse com requeijão...vou passar a receita pra um amigo que adora fazer peixes aberto na grelha, pelo menos ele vai variar o recheio e euzinha vou provar...kkkk bjinhus!!!

Lourdes Sabioni 15 de outubro de 2009 às 19:06  

Menina meu marido é pescador também e na ultima pescaria me trouxe um pacu que está no freezer mas ele não tem 5k não...isso não é história de pescador, ou é? KKKKKK...bjs

Nane Cabral 15 de outubro de 2009 às 19:42  

Olá Paula, que receita diferente hein?! a cara do meu pai. Bjinhos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com

Vicentina 15 de outubro de 2009 às 19:51  

Paula
Não tem como não gostar, eu e meu marido estamos aqui na frente do computador babando... (de vontade de comer este peixe)
Bjs

Anônimo 15 de outubro de 2009 às 20:01  

Paulinha:
Lindo e De dar água na boca!
Bjs

Unknown 15 de outubro de 2009 às 20:25  

Paula nós ja fizemos este peixe aqui em casa só que usamos maionese no lugar do requeijão ficou mara tb, mas o requeijão deve ser maravilhoso tb, hummmmmmm amei seu peixe...alias eu amo peixe...q delicia..ne..bj linda parabéns, e olha aqui deu um temporal de dar medo caiu ate raios, nunca tive tanto medo...foi la por 1 da madruga...pensei em vcs ai .pq afinal n estamos tão longe...te mais

A Pequena Centopéia Sapatinhos 15 de outubro de 2009 às 20:33  

Eu QUEROOOOOOO!
Amiga,que qué isso,fiquei morrendo de fome.
Seu blog está maravilhoso,PARABÈNS!

Abobrinhas na Cozinha 15 de outubro de 2009 às 21:37  

Paulinha, isso deve ter ficado bom demais! Comi peixe feito na churrasqueira apenas uma vez, mas confesso que amei!!!
Esse seu ficou lindão! Parabéns!
Beijos!

Tamy 15 de outubro de 2009 às 21:46  

amo um peixinho assado!!! é tudo de bom!!!!


beijos

SoraiaSilva 16 de outubro de 2009 às 05:14  

Paulinha ficou demais!! :p
Beijinhos*

Anabela 16 de outubro de 2009 às 05:36  

Esse peixinho esta divinal...,aí muita chuva,aqui um calor horrivel...,bjs

Sónia Meirinho 16 de outubro de 2009 às 05:36  

Tem um aspecto magnifico!!!! Lindo mesmo! Super apetitoso...podía ser para o meu almoço de hoje :)
Beijinnhos

a Trofa tem cozinheira 16 de outubro de 2009 às 06:40  

Bem......tantso contratempos....aqui em Postugal já deveria estar a chover..mas até agora nada!!! CALOR!!! estou ansiosa pela chuva mas tb morro de medo dos trovoes etc!!!

O teu peixinho esta fabuloso!!! Cá não sei se temos Pacu pois nao sei o que é....mas de certeza que com outros peixes fica igualmente bom!!!

beijinhos e bom fim de semana

Danieli 16 de outubro de 2009 às 08:07  

Nossa, que chique heheheehe. Adorei! Beijos

Faniquito 16 de outubro de 2009 às 08:10  

Oii amiga !!!

Hummmmmm....eu quero !!! :)


   ***  ***   ***  ***
  ***     *  *     *** ☆
 ***       *       ***
 ***               ***
 ***               ***
  ***             ***
   ***           ***
    ***         ***
      ***      ***
        ***  *** ☆
           ***
            * ☆


♫♫ Meu coração... não sei pq ...bate feliz qdo te vê !!! ♫♫

Um lindo e merecido final de semana

Beijinhos

Ana

Abelha Maia 16 de outubro de 2009 às 09:24  

Não conhecia este peixe, ficou com um aspecto 5 estrelas.
bjsss

Fernanda Giuliani 16 de outubro de 2009 às 10:00  

Paula, que delícia! A.d.o.r.o peixe na grelha...com vinagrete nunca fiz..mas confesso que fiquei mto curiosa!
Deve ter ficado muito bom mesmo!
BJs Fe. ;)

Federica Simoni 16 de outubro de 2009 às 10:59  

wow complimenti!! deve essere buonissimo!

RUTE 16 de outubro de 2009 às 11:04  

Que máximo. Requeijão em cima do peixe.

A apresentação está linda, assim com o peixe escalado. Nunca comi pacu, nem ouvi falar. É peixe de mar ou de rio?

Fla 16 de outubro de 2009 às 11:07  

Que delícia de receita.
Adoro pacu na brasa...
Beijo

Cláudia Marques 16 de outubro de 2009 às 12:31  

Paula, não conheço esse peixe, mas os temperos são uma delícia, dá pra adaptar a receita. Mas 5 kg? deve ser um "baita" peixão! :)))))
Gostei muito, ficou com um aspecto maravilhoso.

bjs

cocinadepepe 16 de outubro de 2009 às 14:13  

Hola me a gustado tu receta este pescado tiene que estar muy rico con la salsa vinagreta, un saludo de José luis

ameixa seca 16 de outubro de 2009 às 15:23  

Desconhecia esse peixe mas tem super bom aspecto :)

welze 16 de outubro de 2009 às 16:30  

até para mim que não sou muito chegada em peixe, esse seu está super apetitoso.

Téia 16 de outubro de 2009 às 18:11  

Que chic esta receita querida, amei. Só compro peixe em filé e postas, kkkk, detesto tratar peixe, nojo, muito nojo. Não precisa ficar com vergonha, nós somos cozinheriras chiques, né? Bj grande Paulinha.

Romy Almeida 16 de outubro de 2009 às 19:17  

Deve ser uma delicia... se não estou enganada, o seu Pacu é a solha em Portugal eheh
Será???

Bjokas e bom fim de semana***

Lourdes Sabioni 16 de outubro de 2009 às 20:50  

Paula, estou precisando de um help...quero me comunicar com a Cris mas não tô conseguindo deixar recados no blog dela...e não tem email pra contato...vc é seguidora do blog dela, quem sabe vc consegue dizer pra ela que tem algum problema...Se der certo, me avise. Bjs

Marina 17 de outubro de 2009 às 01:11  

Preparação fabulosa! E este peixinho ficou fabuloso!
(Não conheço este tipo de peixe!)
Beijinho.

Natália Eleutério 17 de outubro de 2009 às 09:02  

Não conhecia este peixe, fiquei encantada com a preparação, bjs.

Bolo 17 de outubro de 2009 às 11:06  

Aaiaiai Paula!
fiquei com água na boca! amo peixe e recheado e assado aff!!
eu quero um pedaço por favor!!!
menina teu blog é sempre um luxo !!
as fotos estão apetitosas realmente você consegue transferir a delicia da receita para foto, parabéns!
beijos e um ótimo finde!

Rose Mendes 17 de outubro de 2009 às 11:42  

oi meu anjo fiquei com agua na boca com esse pacu ,mais sera que da pra fazer com outro tipo de peixe??? nos aqui pescamos sempre...acampamentos,pesca entre outros sao um de nosso passatempo preferido ,entao ...tenho curimba, pial, dourado e peraputanga...da pra fazer com algum destes ou é só o pacu????....me enterti tanto com essas delicias que ja tava me esquecendo tem umas regrinhas a seguir para o sorteio...ja estou salvando seu link...beijinhussss

Alexandre Miguel 17 de outubro de 2009 às 16:04  

Paulinha não conheço o peixe!!!basta tu dizeres que é bom parece delicioso...beijokas:**))

Lia 17 de outubro de 2009 às 17:06  

Paula, não faço ideia que peixe é esse mas deve ser deve ser bom! Adoro peixe!
bjssss

Lau Verrengia 17 de outubro de 2009 às 17:30  

Ai que vontade! Meu tio fazia um peixe parecido com este e eu amava, faz muito tempo que não como. Um dia vou me aventurar e testar esta receita que parece muito boa.
A chuva aqui em SP foi feia hoje, também morro de medo. rs

Beijinhos

Amanda Fonseca 18 de outubro de 2009 às 01:48  

Paula, já postei a foto do seu prêmio no Pingos e Gotas. Por favor, se puder postar aqui no seu blog, no início da postagem para que as amigas vejam que você já recebeu mesmo, fico agradecida. Um abraço e fica com Deus.
Amanda Fonseca
pingosegotas.blogspot.com

Nana 18 de outubro de 2009 às 10:08  

Paula que vontade me deu de comer um peixe, aqui é complicado de achar ele fresquinho, congelado para mim não tem tanta graça, essa sua apresentação, me fez ir para infância.
Bjsss

Helena 18 de outubro de 2009 às 18:59  

Paula
Parece-me deliciosa essa forma de preparar o peixe.
Obrigada pelo comentario gentil no Sabores,és uma simpatia ;)
Beijos e boa semana!

Cris 18 de outubro de 2009 às 20:39  

Jesusssssssssssss q peixe delícioso!!!! fiquei com água na boca.Paula,vi o seu recadinho, já entrei com contato, ok?ainda n sei se meu blog está com problemas....Uma ótima semana p vc.Um abração.

εїз ViViAn ★ Sbrussi /(",)\ 18 de outubro de 2009 às 20:54  

Oiii amiga!

tem um selinho pra vc em meu blog!

link:
http://viviansbrussi.blogspot.com/2009/10/selinho-este-blog-e-super-fofo.html

bjooo

Renata 19 de outubro de 2009 às 11:11  

Menina, que maravilha! Eita que peixe mais caprichado, não tenho essa coragem toda de mexer com peixe não...invejo que tem,pois adoro peixe e o seu tá um sucesso, parabéns!

Rachel 19 de outubro de 2009 às 14:45  

Paula, que receita magnífica. Ficou lindo a apresentação e o sabor desse peixe deve ter ficado maravilhoso com o vinagrete. Parabéns pela receita...por tudo...rsrsrs!!! Bjuss!!!

Susana Gomes 20 de outubro de 2009 às 12:46  

Paula, que maravilha de receita!
Adorei.
E por cá a chuva tb está a chegar, ainda que, felizmente, sem árvores caídas...

Beijihnos.

BiBi 21 de outubro de 2009 às 06:29  

Que lindo peixinho!!!!!!!!!

Rebeca Ukstin 6 de novembro de 2009 às 00:00  

Meu D'us mais esse peixe deve ficar muito bom !!!
to chocada por ele e por mim.. to morrendo de fome.. e entrei aqui pra fazer uma visitinha,ja são 23:59 ... me deu muita água na boca... beijos e até.

Anônimo 17 de outubro de 2011 às 17:18  

essa receita é espetacular vou fazer amei muito obrigada por essa receita

Anônimo 7 de agosto de 2012 às 00:35  

Será que a cerveja vai dar?hhhuuummmmm sei nao!.....

Anônimo 6 de novembro de 2012 às 08:49  

Parabéns pelo prato..!!! Vou Experimentar!!!

Anônimo 12 de fevereiro de 2013 às 23:32  

I wanted to thank you for this good read!! I absolutely loved every
bit of it. I have you saved as a favorite to look at new things you post…
Feel free to surf my web-site : check this out

Anônimo 21 de fevereiro de 2013 às 22:58  

For most recent information you have to pay a quick visit world wide web and on internet I found
this site as a finest web page for most up-to-date updates.



Also visit my blog post :: psychics clairvoyants

Anônimo 5 de julho de 2013 às 08:16  

Eu refogo a cebola antes para o vinagrete ?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...