Salada de Macarrão com Atum ao Pesto

>> sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Boa tarde meninas (os), hoje trago para vocês umas das melhores saladas de macarrão que já comi em toda minha vida, uma receita muito, mais muito fácil e simplesmente DI-VI-NA! Com o calor que anda fazendo, o que eu e a maioria das pessoas estão procurando e precisando são de pratos assim, simples, rápidos de preparar e SUPER SABOROSOS. Essa salada com certeza atendeu todos os quesitos acima. Não deixem de anotar.



Ingredientes:
  • 250 g de macarrão (usei tipo Orecchiette)
  • 2 col. (sopa) de pesto pronto
  • 200g de atum em óleo drenado
  • 1 pepino japonês pequeno picadinho
  • 12 tomates-cereja cortados ao meio 
  • 1 col. (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 1 col. (sopa) de mostarda suave
  • 3 col. (sopa) de azeite de boa qualidade
  • Sal e pimenta-do-reino moída da hora a gosto
Modo de preparo:

Em uma panela grande com água e sal, cozinhe a massa até que fique al dente (macia, porém firme), escorra bem e passe para uma tigela grande, aguarde amornar.
Em uma outra tigela coloque: o pesto, o atum, o pepino, os tomates, misture com delicadeza para não quebrar muito o atum, junte a massa.
Em uma pequena vasilha misture: o vinagre, a mostarda, o azeite, uma pitada de sal e a pimenta, regue a massa com esse molho, misture bem e leva para gelar por 30 minutos, sirva em seguida.

Orecchiette: É uma massa curta com cerca de 2cm, típica de Puglia e da Apúlia, região do sul da Itália, ela é feita basicamente de trigo, água e óleo, ao contrario da maioria das massas de macarrão, na massa do Orecchiette raramente são utilizado ovos. Seu nome veio do seu formato que lembra uma orelha, em italiano Orecchio significa orelha, e Etto 'sufixo' significa 'pequeno'.
As mulheres do sul da Itália costumam sentar-se ao ar livre na primavera, para fazer a massa e dar lhe o formato, o processo de confecção das orelhinhas consiste em: abrir a massa, cortar em cubos pequenos, pressionar cada cubo com o auxílio de uma faca, arrastando-o na mesa, tornando-o assim ligeiramente curvado, inserir o polegar no lado oposto, dando lhe o formato desejado.
Segundo os italianos a melhor maneira de consumir essas orelhinhas é com molhos de vegetais, pois essa massa combina perfeitamente com legumes.

Fonte da pesquisa: Wikipedia.

29 comentários:

Unknown 28 de janeiro de 2011 às 14:11  

Com certeza é uma boa pedida esse prato de salada com esse calor que esta fazendo aqui. esta com uma cara ótima.. bjs..

Fla 28 de janeiro de 2011 às 16:06  

Eita saladinha bonita!
Adorei!
Beijos

ELIANA-Coisas Boas da Vida 28 de janeiro de 2011 às 16:58  

Eu se ñ virasse uma hipopótamo de gorda só comeria salada de massa fria adoro!
essa sua já vou anotar e assim que achar essa massinha linda vou fazer!
OBRIGADO POR COMPARTILHAR!
BEIJO

Natal 28 de janeiro de 2011 às 17:00  

Paulo ficou muito linda essa salada em! Adorei! Parabéns

Chef Daniel Deywes 28 de janeiro de 2011 às 17:02  

Obrigado pela visita ...

Seu blog é d++++, uma receita melhor que a outra ...

parabéns

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

Talita 28 de janeiro de 2011 às 17:03  

Paula, já anotei essa receita porque quero MUITO provar essa salada! Tem tudo o que eu gosto. Eu fiquei com água na boca!

Beijos

"Manjares da Manu" 28 de janeiro de 2011 às 17:20  

Que linda sua salada!!!Ótima pedida!!!
Vou fazer para o maridão!!!

Bjs...Obrigado pela visita!!!

Unknown 28 de janeiro de 2011 às 17:46  

Olá Paula

Como vc sabe eu sou um zerão na cozinha. Que tipo de macarrão é esse? Adoro macarrão e esse está com uma cara ótima...

Uma ótima noite...

Bjooooooooooooooo............

http://amigadamoda.blogspot.com

cozinha da tia Adelaide 28 de janeiro de 2011 às 17:51  

Que salada deliciosa, já anotei para fazer quando for o verão aqui neste gelo.
Bjs e bom fim de semana

ameixa seca 28 de janeiro de 2011 às 19:28  

Que bela tigela de massa, e bonita :)

São Ribeiro 28 de janeiro de 2011 às 19:45  

eu adoro saladas e a tua ficou um mimo...adorei.
bjs

Lorena Bezerra 28 de janeiro de 2011 às 20:15  

Macarrão com atum e com ares de salada!!!
Perfeito e a cara do verão!
Adorei!!!
Receita anotada!
Tenha um ótimo final de semana!!!

Gina acasadagigis 28 de janeiro de 2011 às 20:24  

Deve ter ficado uma maravilha, bjs e bom fim de semana!

Daniana Bittencourt 28 de janeiro de 2011 às 23:58  

Só de olhar já dá água na boca... Uma delícia mesmo. A foto está linda. Parabéns.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! 29 de janeiro de 2011 às 00:01  

Adorei a foto, ficou profissional...
parabéns, contina arrasando na exposição e preparação dos pratos!

Patrícia Gomes 29 de janeiro de 2011 às 01:19  

Eu já adoro massa ainda mais assim em saladinha, e totalmente leve pra não nos fazer sofrer com o calorão! ;oD

E se fizer os espetinhos me conta tá! ;oD

Xerinhos
Paty

Lourdes Sabioni 29 de janeiro de 2011 às 12:21  

Paulinha, voce me salvou com esta idéia maravilhosa...Meu irmão chegou de repente com minha cunhada pra curtir a piscina e eu não tinha nada pronto, não sabia o que fazer de rápido e gostoso. Copiei rapidinho, fiz e tá gelando, passei pra dizer pra voce mas vou já com eles pra lá e mais tarde, quando a fome bater, caimos de boca na salada...KKKKKK...junto com uma caipilé da Rose e muitas cervejinhas...Ui!!!
Beijos e brigaduuuu...

Carmem Rubim 29 de janeiro de 2011 às 12:31  

OI Paulinha
Fiquei muito curiosa para provar esta salada!!!
Suoer dica para estes dias quentes!!!
Também gosto muito dela e torço para que volte em breve.
Acho que preciso que meu dia tenha 48 horas...rsss
Adorei tua visita viu?
Bom final de semana.
Super beijo

Rosani Zelada Rios Bau 29 de janeiro de 2011 às 14:36  

Oi,
Tem selinho pra ti no meu blog.
Bjs no coração
Rosani

® 29 de janeiro de 2011 às 16:30  

Paulinha,
Eu gosto muito de massa com molho, mas nesse calor tem me agrade e muito servida assim...fresquinha.
Minha filhota ama pepino nas saladas e vai gostar dessa versão...
Um bejim grande e tenha um lindo final de semana, viu?!

Unknown 29 de janeiro de 2011 às 19:21  

huum` ficooou tãaoo Boom esse macarrãooo
*---------*

Unknown 29 de janeiro de 2011 às 22:21  

hhuuuuummmmmmm esse macarrao ficou tao bao que quando vejo chega dar agua na boca

Roberta Lito 29 de janeiro de 2011 às 22:44  

Hummmmm que delícia de receita, aliás seu blog interinho é uma delícia!

Bjs
Roberta Lito
www.chocolitos.com.br

welze 30 de janeiro de 2011 às 10:55  

que absurdo de cozinha. Essa salada está um espetáculo, a torta de abacaxi, dos deuses. que delícia tudo isso. boa semana

Fabiana 30 de janeiro de 2011 às 15:22  

Paula,
adoro essas receitinhas de saladas que você traz...são a salvação para esses dias quentes, e para quem quer comer pratos deliciosos.
beijos

Xana Bértolo 30 de janeiro de 2011 às 17:10  

Paula, adoro estas saladas :)...
Ficou óptima
beijinhos

Maria Maia 30 de janeiro de 2011 às 17:16  

Foto excelente.
Ficou mesmo uma maravilha.
bjsss

Ana 30 de janeiro de 2011 às 17:34  

aI, QUE DELÍCIA!!!!!!!
ME DEU UMA FOME LOUCA AGORA!!!!!!!!!

moranguita 4 de fevereiro de 2011 às 10:43  

Paulinha e uma bela salada de massa.
adoro estas comidas meso agora em que temos dias mais frios e uma comida muito agradavel pelo menos para mim:-)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...