Conserva de Pimenta à Moda Mineira

>> sábado, 22 de janeiro de 2011

Bom dia gente! Estou aqui com a cabeça a mil, final de semana para mim, não significa descanso, mas sim compromissos, e para vocês? Compromissos, normalmente super alegres. Ontem mesmo, fui em uma festa de aniversário, comemoramos o aniversário de duas irmãs da minha amiga Mariana, estava tudo muito bom: Música ao vivo; bebidas bem geladinhas, uma mesa fantástica composta de: caponata de beringela, carne fria em conserva, patê de tomate seco, quibe cru, uma infinidade de pães e torradas, canudinhos recheados com maionese, salgadinhos de mandioca (vários tipos), mini lanchinhos, (ah gente, queria falar tudo que tinha, mais não consegui provar de tudo, rsrs... ) dois bolos MARAVILHOSOS um de morango e outro de chocolate,  e o pessoal da Cacau Show, com uma fonte de chocolate servindo fondue de morango e uva o tempo todo, estava muito agradável a festa, foi quando comecei a pensar na minha festa, nas coisas que estão faltando, e lembrei de uma dica que estava no site da Fernanda Floret, a dica era: Geléia como lembrançinha, o que você acham? Eu estou tentada com a idéia.
Deixo vocês com uma receita que faço muito em casa, e que não pode faltar (que se não meu pai reclama), ele adora usar essa pimenta em legumes e carnes refogadas! 
Beijos e um ótimo final de semana a todas (os), ah outra coisa, saindo do trabalho hoje, vou para outra festinha de aniversário, dessa vez numa chácara, depois conto como foi!

Ingredientes:
  • 300g de pimenta dedo-de-moça
  • 2 dentes de alho descascados
  • 2 folhas de louro
  • 1 col. (sopa) rasa de sal
  • 300ml de cachaça
Modo de preparo:

Com o auxílio de uma luvinha descartável, lave bem as pimentas, retire os cabinhos e corte no sentido do comprimento para retirar as sementinhas, reserve. 
Separe uma panela, coloque água até a metade e leve para ferver, passe as pimentas pela água fervente por 1 minuto, em seguida escorra e coloque em uma vasilha com gelo e água, espere esfriar, escorra e deixe secar naturalmente sobre um pano limpinho.
Coloque as pimentas secas e um vidro esterilizado, juntamente com os dois dentes de alho, as duas folhinhas de louro, dissolva a colher de sal na cachaça, preencha o vidro de pimentas com a mistura, feche e aguarde 1 mês para consumir. 

Dica: Substitua a pimenta dedo-de-moça por malagueta, biquinho ou qualquer outra de sua preferência, outra coisinha, se quiser intensificar o sabor da conserva, preserve as sementes das pimentas.

20 comentários:

Lourdes Sabioni 22 de janeiro de 2011 às 10:38  

Lindo o seu pote para esta conserva! A idéia das lembrancinhas eu achei ótima, faz sim, vai agradar em cheio!!!Bjs e ótimas festinhas pra você!!!

Fernanda Giuliani 22 de janeiro de 2011 às 10:39  

Paulinha!! Que delícia essa conserva!! O Ti vai amar!!! O melhor de tudo: super fácil!!:)
Que bom que a festança foi boa!!:)
Tenha um ótimo fds tbm! Bjao Fe

Unknown 22 de janeiro de 2011 às 10:42  

Olá Paula

Essa compota me fez lembrar uma deliciosa geléia de pimenta, que ganhei em um sorteio em seu blog, lembra?
Comi o pote todo, pois era deliciosa.

Um ótimo sábado à vc

Bjooooooooooooooo.............

http://amigadamoda.blogspot.com

Iliane 22 de janeiro de 2011 às 11:26  

aqui em casa..numca falta pimenta..amamos..amei a sua receita e ficou linda..bjus e bom findi..

»¤Þ䵣䤫 22 de janeiro de 2011 às 11:27  

KKKKKKKKKK... Claro que lembro Kinha, tenho um pote dela em casa! É muito boa mesmo! :D

Unknown 22 de janeiro de 2011 às 12:56  

Olá Paula

Fui convidada por um blog amigo para mostrar meu closet, passe lá no blog e entre no link... e espie à vontade...

Um ótimo Sábado à vc...

Bjoooooooooooo............

"Manjares da Manu" 22 de janeiro de 2011 às 13:25  

Olá, eu gosto da idéia!!!Os convidados vão amar!!!Haaa, fiquei com invéja de vc(boa,rs),pois meus finais de semana são sempre iguais, da minha casa p/ casa da minha sogra ou então só em casa!!rs
Bjs... BOm final de semana!!!

Tamy 22 de janeiro de 2011 às 13:29  

Ulitmamente meus fins de semana são de trabalho, muito trabalho!!! E vida social ZERO!!!! Pode??

Beijok

Figos & Funghis 22 de janeiro de 2011 às 14:27  

Paulinha, que conserva mais linda amiga! Adorei seu vidrinho, há algum tempo estou procurando e não encontro.
Ah, e que lindo o novo layout do blog, amei! Estou meio sumida por conta da mudança, mas aos poucos as coisas voltam ao normal. E os preparativos para o casório, como vão?
Beijos,
Fabi

Fabiana 22 de janeiro de 2011 às 17:52  

Paula,
Eu adoro essas conservas de pimentas, outro dia até fiquei vendo um video do blog da Lourdes.
Puxa, estou visualizando essa fonte de chocolate da cacau show...hummmmmmmmmm.
Lembrancinhas de geléia, que ótima idéia!
Alias, hoje em dia, o que não falta é criatividade quando o assunto é lembrancinhas.

beijos

ELIANA-Coisas Boas da Vida 22 de janeiro de 2011 às 18:07  

Paula essas festas são ótimas para vermos o que estão servindo e ter idéias novas como essa da lembrancinha!
adorei as pimentas!

Bolo 22 de janeiro de 2011 às 18:31  

Que delicia de festa em Paulinha
adorei a dica dessa conserva!!
acho que geléias de lembrancinhas devem ficar muito fofas vou dar uma espiada ali no link que vc recomendou!
um super beijo e um lindo final de semana!

Mary - Strawberrycandy 22 de janeiro de 2011 às 20:17  

Adorei a conserva,...óptimo para ofertas não é não?!
Beijinhos
http://strawberrycandymoreira.blogspot.com/

Ana Powell 22 de janeiro de 2011 às 21:11  

Uma entrada de fim de semana em cheio.
Parabéns ás manas.
Excelente proposta ♥

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! 23 de janeiro de 2011 às 00:08  

agenda lotada hein nega....
bjux...
e belíssima conserva!!!

sirlenesouza pedagoga 23 de janeiro de 2011 às 20:34  

Vou fazer essa receita, adoro pimenta dedo de moça. Sirlene

Rose 23 de janeiro de 2011 às 21:04  

Adooooro pimenta e fiz uma parecida com a pimenta biquinho delicia também...
Bjinhus!!!

Renata 24 de janeiro de 2011 às 11:28  

Oiiiiii Paula tudo bem??
Menina eu amo compotas tanto de doces quanto de pimentas, outro dia fiz uma com umas pimentinhas que deram na minha hortinha, ficou linda...
A sua ficou maravilhosa ainda mais nesse vidro que acho lindo tb,
Adorei suas dicas
Parabens,
Bjocas
Re

Natal 24 de janeiro de 2011 às 15:01  

Uma pimentinha é sempre bem vinda, gostei da foto Paula!

Susana Gomes 27 de janeiro de 2011 às 21:52  

Além da cor linda, deve ser uma delícia! :)
Beijinhos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...