Sopa de legumes à Italiana!

>> segunda-feira, 19 de julho de 2010



Ingredientes:
  • 3 col. (sopa) de azeite de oliva
  • 1 dente de alho picadinho
  • 1 col. (café) de colorau
  • 1/2 xíc. (chá) de cenoura em cubinhos
  • 1 xíc. (chá) de vagem picadinha
  • 1 xíc. (chá) de abóbora madura em cubinhos
  • 1 xíc. (chá) de chuchu em cubinhos
  • 1 1/2l de caldo de galinha fervente
  • 1 xíc. (chá) de macarrão miúdo
  • Sal a gosto
Modo de preparo:

Em uma panela grande, coloque o azeite, o alho picadinho e o colorau, frite, acrescente a cenoura, a vagem, a abóbora, e o chuchu, salpique sal, refogue por aproximadamente 10 minutos, em seguida, despeje o caldo fervente, deixe cozinhar até que os legumes estejam quase macio, adicione o macarrão, mexa bem, corrija o sal se houver necessidade, cozinhe por mais ou menos 10 minutos, ou até que a massa esteja al dente. Desligue o fogo, sirva quentinha e com pão.

Dicas: O caldo de galinha eu faço assim: uso um frango inteiro pequeno em pedaços, uma cebola grande inteira, alguns grãos de pimenta do reino, e um buquê garni (um amarrado de ervas, eu faço com: 2 folhas de louro, um amarrado de salsinha e um raminho de tomilho), leve em uma caçarola grande, todos esses ingredientes, cubro com água, uns quatro dedos acima dos ingredientes, levo para cozinhar em fogo baixo, por no mínimo 1 hora, desligo o fogo e passo por uma peneira logo em seguida (ainda quente) espero esfriar, retiro o excesso de gordura que se forma por cima, separo com potinhos e congelo. Costumo cozinhar o caldo sem tampar a panela, para evitar a formação de espuminha. Por ser um caldo básico, não uso sal.

Outra dica: Se você estiver com muita pressa, leve para ferver 2l de água com dois cubos de caldo de galinha. Para quem trabalha ajuda muito. Beijos :D

29 comentários:

Abelha Maia 19 de julho de 2010 às 07:48  

Para fim está perfeita, esse pão tb deve ser uma delicia.
bjssss

ELIANA-Coisas Boas da Vida 19 de julho de 2010 às 08:19  

BELA APRESENTAÇÃO DESSA SOPA DEVE ESTAR MUITO ESPECIAL!
BOA SEMANA

Vicentina 19 de julho de 2010 às 09:16  

Que delícia Paula, adoro sopa de macarrão e ainda com este friozinho é tudo de bom, sua foto ta linda.
Bjs e Boa Semana

Unknown 19 de julho de 2010 às 10:35  

Nossa Paula, isso é bem coisa de italianos mesmo, na minha mãe isso ai é tudo de bom, nem precisa fazer frio,pra ter na mesa..adorooo!!bju linda e boa semana ok!

Cool Chic Style Fashion 19 de julho de 2010 às 10:39  

complimenti per questa bella ricetta ! :)

Tuquinha 19 de julho de 2010 às 11:39  

uma belissíma sopa.......e com esse pãozinho....
beijinhos

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ 19 de julho de 2010 às 11:41  

Obrigada por participar do 1º sorteio do Meu cantinho!!

Beijos e boa semana!!

ameixa seca 19 de julho de 2010 às 12:24  

Minestrone com um aspecto delicioso :)

Figos & Funghis 19 de julho de 2010 às 12:34  

Amo uma sopa, ainda mais se for linda como esta Paulinha!
Bjokas

Fernanda Giuliani 19 de julho de 2010 às 12:37  

Sopa de legumes é uma das melhores coisas né!! adorei! ta linda! bjs

Danieli 19 de julho de 2010 às 12:37  

Ai que delícia maninha! Sopa de legumes nesse frio que eu tô passando aqui em Porto Alegre é o que há heheeh
Beijocas!

Gina 19 de julho de 2010 às 13:32  

Essa é daquelas sopas que a gente come com prazer. Tínhamos uma tradição na casa da minha mãe. Toda semana, sendo frio ou calor, quinta-feira era dia de sopa de legumes!
Boa semana!

Bolo 19 de julho de 2010 às 14:23  

Delícia Paula!!
a cara tá ótima humm só falta sentir o maravilhoso cheirinho!!
beijokas

Natal 19 de julho de 2010 às 15:04  

Ficou muito bonita sua sopa de legumes Paula, me abriu o apetite, com esse frio, uma beleza ne!

Unknown 19 de julho de 2010 às 15:18  

Adoro sopinha assim, molhando o pãozinho no caldinho! Uma delicia! Bjos

Gina acasadagigis 19 de julho de 2010 às 17:39  

Paula , tem um selinho no meu blog para ti , não viste? não disses-te nada , bjs

Andréia 19 de julho de 2010 às 17:57  

Ai que delícia..
Lembrei da sopa que minha mãe preparava quando eu e irmã éramos crianças...Ô coisa boa :)

Fabiana 19 de julho de 2010 às 20:55  

Paula,
Tem combinação melhor que essa???
Sopinha com pão....
eu amo!
e to precisando também (ultimamente tenho comido tanto) vou fazer umas sopinhas.
beijos

Renata 20 de julho de 2010 às 12:28  

Sopinha perfeita pro frião que tá fazendo pra todo lado! Eu adoro!

Rachel 20 de julho de 2010 às 13:20  

Cacildes...como diria o Mussum...rs, essa está do jeitinho que gosto...gostaria muito de um pratinho desses agora!

Bjuss!!!

Abobrinhas na Cozinha 20 de julho de 2010 às 13:22  

Delícia de sopa, Paulinha! E ainda por cima a sua leva abóbora, que eu amooooo!
Adorei a receita. Ótima sugestão :)
Beijos,
Thais

moranguita 20 de julho de 2010 às 14:21  

hum que bela sopinha
esta do melhor

welze 20 de julho de 2010 às 17:18  

pois é minha linda. tb tomava captopril, em dosagem mínima, mas não estva fazendo efeito para mim, mas não cheguei a passar mal, porque estou sempre de olho. o médico sugeriu a troca do medicamento que no inicio dá uns revertérios, mas agora está tudo bem. beijos

Xana Bértolo 20 de julho de 2010 às 18:08  

Ficou mesmo excelente Paula... K delícia de aspecto.
beijinhos

Dani Franken 20 de julho de 2010 às 18:28  

Que sopa mais apetitosa, com esse friozinho... Hummmmm!
Beijinhos,
Dani

Iliane 21 de julho de 2010 às 15:23  

que maravilha Paula..eu adoro tudo isso..bjus

Anna 21 de julho de 2010 às 21:50  

Adorei esta sopa, anotei a receita para depois fazer.
Beijos

www.culinariasaborecor.com 22 de julho de 2010 às 14:40  

Que bela sopa amiga, adoro sopa de legumes.Beijinhos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...