Farofa úmida de Natal

>> segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Olá meninas (os), como vai os preparativos para o natal? Já decidiram o que irão fazer para a ceia? Estou olhando os livros aqui e ainda não consegui decidir o que fazer de especial para esse natal!

Essa receita de farofa é bastante apreciada pela minha família, ela fica bem molhadinha, super saborosa, ótima para rechear frango e porco, ela rende muito, uma receita dessas é suficiente para rechear uma leitoa de aproximadamente 20 quilos.
Sobre meu casamento, parei um pouco com os preparativos, agora vou me empenhar um pouco as festas de final de ano, que eu tanto gosto! Assim que tiver novidades eu aviso vocês :D


Ingredientes:
  • 800g de bacon magro em cubinhos
  • 2 gomos de linguiça calabresa em cubinhos
  • 2 col. (sopa) de manteiga
  • 2 cebolas grandes picadinhas
  • 2 pimentões vermelho em cubinhos
  • 3 cenouras médias, raladas
  • 1 vidro pequeno de azeitonas picadas
  • 1 Kg de farinha de mandioca tipo Bijú
  • 1 maço de cebolinha picadinha
  • 1 maço de salsinha picadinha
  • Sal e pimenta calabresa a gosto
  • 1 col. (sopa) de alho laminado desidratado
Modo de preparo:

Em uma panela grande, coloque o bacon para fritar, quando estiver quase bom, acrescente a linguiça calabresa, deixe fritar. Depois de frita, coloque as duas colheres de manteiga, espere derreter e junte as cebolas picadinhas, deixe fritar até ficarem douradinhas. Em seguida, acrescente o pimentão, refogue por mais ou menos 8 minutos, junte a cenoura, refogue por mais 5 minutos, adicione as azeitonas picadas, misture bem, e em seguida coloque a farinha de mandioca, mexa bem, (nessa hora é bom provar um pouquinho da farofa, para ver se há necessidade de colocar sal), adicione sal e pimenta a gosto, desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e o alho laminado, misture bem e está pronto.

42 comentários:

Daniella Carrara 6 de dezembro de 2010 às 13:28  

Hum........ Adorei! vou por no meu cardápio de Natal! bjos

"Manjares da Manu" 6 de dezembro de 2010 às 13:32  

Humm, farofinha é tudo de bom!!!E com gostinho de natal é melhor ainda!!!

Bjs...Boa semana!!!!

Renata 6 de dezembro de 2010 às 14:03  

Ai, que fotinha mais natalina, que linda!!!

E a farofita, sempre muito bem vinda nessa época, delícia de receita!

Um abraço,
Até mais!

Unknown 6 de dezembro de 2010 às 14:45  

Ainda não provei disso, mas parece-me bom :)
beijos

Inês 6 de dezembro de 2010 às 15:11  

ola paula! que bom aspecto e apresentaçao! espero k esteja tudo bem! beijinhos

ELIANA-Coisas Boas da Vida 6 de dezembro de 2010 às 16:13  

OI PAULA QUE BELEZA DE FOTO ,SABE DE UMA COISA? SOU DOIDA POR FAROFA E ESSA ESTÁ COM UMA CARA ÓTIMA!AQUI O NATAL SÓ SEREI EU E MARIDÃO CEIA FÁCIL!
BEIJO
(quando fico triste ou com raiva vou pra cozinha faço uma bela farofa e como atéeeeeeeeeee a raiva passar!!!!)

Daniana Bittencourt 6 de dezembro de 2010 às 17:33  

Aqui não terá ceia, mas isso não impede que eu experimente essa farofinha...
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

"Manjares da Manu" 6 de dezembro de 2010 às 17:58  

Obrigado pela visita!!!Eu tb não tinha consegui na net, só que eu não conhecia por este nome!!!Cheguei nela através da foto!!!

Bjs....

Unknown 6 de dezembro de 2010 às 19:32  

Olá Paula

Isso deve estar uma delícia!!!!
Tudo bem contigo?

Bjo

Gina acasadagigis 6 de dezembro de 2010 às 19:48  

Eu já decidi o que fazer na ementa do Natal , depois posto tudo, ehehhe, a tua farofa tem muito bom aspecto, bjs

Trainee de Cozinheira 6 de dezembro de 2010 às 20:58  

Oi Paula estou que nem vc ainda não decidi nada, mas farofa com certeza vai ter achei a sua ótima, como minha mãe é muito light terei que tirar um pouco do bacon, senão ela reclama muito!!! bjs
Maura

Andréa Santana 6 de dezembro de 2010 às 21:04  

Que farofa boa!Amo farofa, eu sempre faço na minha ceia uma farofa de bacon com margarina e uvas passas.
Receita copiada!

andreaquitutes.blogspot.com/

bjs,Andréa....

Figos & Funghis 6 de dezembro de 2010 às 23:34  

Paulinha, adorei a farofa de natal amiga! Que maravilha de receita, e a foto ficou muito linda!
Beijos,
Fabi

Fabiana 7 de dezembro de 2010 às 00:01  

Paula,
Sempre encontramos uma receita de farofa diferente....eu gosto muito, pois vou testando todas, durante o ano inteiro, até eleger o melhor para a festa.
vou anotar a sua receita também.
beijos

Andréa Potsch 7 de dezembro de 2010 às 09:29  

Linda farofa Paula!! Bem diferente da minha; sabe que nunca coloquei pimentão em farofa? Adorei!
bjs

Junia Ansaloni 7 de dezembro de 2010 às 10:00  

Paula, que foto linda...Adorooo farofa, a sua deu àgua na boca...Bjim e òtimo dia !!!

Unknown 7 de dezembro de 2010 às 10:56  

Bom dia Paula


Que a sua Terça-Feira seja cheia de alegrias...

Bjo

Rachel 7 de dezembro de 2010 às 11:59  

Que delícia...farofa é sempre bom, a receita da sua está ótima, tem tudo que gosto de colocar, e também gosto que ela fique bem úmida.
Já escolhi meu "menu" de Natal, e tem dois tipos de farofa...viu como gosto!!!
Bjuss minha querida!

Danieli 7 de dezembro de 2010 às 12:37  

HUmmm, Natal sem farofa não é Natal né? hehehehe Beijos

ameixa seca 7 de dezembro de 2010 às 13:59  
Este comentário foi removido pelo autor.
ameixa seca 7 de dezembro de 2010 às 14:00  

Ando com muita vontade de comer uma farofinha :)

Silvia Masc 7 de dezembro de 2010 às 14:17  

Olá Paula, Muito atraente a sua "cozinha", gostei muito, eu ainda não li o livro da Julie Powell, vc me deu uma ótima sugestão para a minha leitura na praia, já que saio de férias e vamos passar 18 dias a base de peixinho e água de coco. A Molly nasceu dos inúmeros e-mails que o Blog Longevidade recebia, sobre receitas com baixo teor calórico e receitas para diabéticos, pouquíssimos pratos ali apresentados são meus, é na verdade uma coleção de receitas. Gostei muito da sua visita, até a minha saída de férias, as receitas serão natalinas.Seja sempre bem vinda.
Um lindo Natal para você e sua família.
beijinho

Rachel 7 de dezembro de 2010 às 17:00  

Olha só os links e vê se você aprova...

http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-chester-banana-terra-farofa-arroz-484326.shtml

http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-pernil-assado-cachaca-farofa-pao-568563.shtml

http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-tender-ao-molho-damascos-484595.shtml

Gostou...rs!

Bjuss!!!

Quitutes da Juju 7 de dezembro de 2010 às 19:29  

Ficou linda e colorida a sua farofa! Perfeita para o Natal!! Beijinhos,

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Santa Gastronomia 7 de dezembro de 2010 às 21:45  

Paula: sua farofa tá linda mesma! No natal costumo fazer farofa bem simples, mas depois de ver a sua, acho que vou repensar, rsrs..
bjinhus..

Chef Daniel Deywes 8 de dezembro de 2010 às 08:37  

Eu sou fã de uma farofinha, e essa ai tá parecendo deliciosa, vou seguir essa dica...


abraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com

Maria 8 de dezembro de 2010 às 08:50  

Que foto mais sugestiva Paula.
Um beijinho e tudo de bom para si.

Faniquito 8 de dezembro de 2010 às 12:50  

Ah que delícia !!! Eu adoro farofa e essa tá com todo jeito de ser uma delícia.

Imagino a tua correria com todos os preparativos.:)

Beijinhos

Ana

Unknown 8 de dezembro de 2010 às 20:00  

Olá Paula

Tenha lindos sonhos!

Bjo

Bolo 9 de dezembro de 2010 às 00:45  

oi Paulinha
não pensei ainda na ceia mas essa idéia da farofa é ótima até por que eu gosto de uma carne de porquinho com frutas e farofa sempre combina!!
grande beijo

Nana 9 de dezembro de 2010 às 11:03  

Uiii vai casar quando guria??!!!
A blogueira desnaturada faz tempo que não te visita né...
Sorry!!!
Bjss
Nana
www.mangacompimenta.com

Helena 9 de dezembro de 2010 às 20:24  

Olá!
Adorei e copiei essa tua receita.
Um beijo

welze 9 de dezembro de 2010 às 20:37  

que delícia de receita. a apresentação está divina.

Fla 10 de dezembro de 2010 às 11:01  

Natal está a todo vapor em casa, adoro essa época do ano.
Farofinha deliciosa.
Bjs

Rose 10 de dezembro de 2010 às 19:29  

Oi Paula, afff...o Natal já está batendo na porta novamente...rs ainda não decidimos a ceia já que a familia é grande então cada um traz um prato mas temos que sentar e combinar quem traz o que...kkkk
Adorei sua receita, bem cara de Natal mesmo.
Bjinhus e bom findi!!!

Cantinho da Jana!!! 12 de dezembro de 2010 às 18:02  

Que foto maravilhosa...
E delícia de farofa


adoroooo

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Gina 12 de dezembro de 2010 às 18:59  

Uma boa farofa não pode faltar no Natal.
Bjs.

Unknown 13 de dezembro de 2010 às 15:33  

Parece ser uma delicia, amiga. Já provava de boa vontade. Beijo

Anônimo 16 de dezembro de 2010 às 16:43  

hummm adorei esse receita...com certeza vou fazer no Natal!!
bjs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...