Petit Gâteau

>> sexta-feira, 8 de abril de 2011

Primeira sobremesa do curso: Petit Gateaux ao Coulis de Maracujá e Sorvete de Creme.
“Petit gâteau (pronuncia-se peti gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente, possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiabada, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas. Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.
A denominação "petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa genericamente qualquer "bolinho" e, portanto, não faria sentido aplicá-la a uma receita específica. Ela é desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto, a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa, já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat."                            Fonte da pesquisa: Wikipédia.
Ingredientes:

  • 5 ovos (em temperatura ambiente)
  • 5 gemas
  • 100g de farinha de trigo
  • 165g de açúcar
  • Café solúvel a gosto
  • 250g de chocolate amargo
  • 200g de manteiga sem sal
  • Chocolate em pó para untar as forminhas
Modo de preparo:
Derreta o chocolate com a manteiga, da maneira que achar mais prática, e reserve. Bata os ovos, as gemas e o açúcar na batedeira até dobrar de volume, em seguida adicione a farinha de trigo e bata até a farinha agregar a mistura. Junte o café solúvel dissolvido em um pouquinho de água quente, o chocolate derretido com a manteiga, misture delicadamente, e distribua a massa em forminhas próprias para petit gateau, essas deveram estar bem untadas com manteiga, principalmente no fundo e polvilhadas com chocolate em pó, asse os bolinhos em forno pré-aquecido na temperatura mais forte do seu forno, por aproximadamente 7 minutos.

Dicas do Chef Fabiano Pedroso:

1. Preencha as forminhas até um dedo antes da borda.
2. Uma idéia é usar o chocolate em pó ao invés da farinha de trigo para untar, por questão de sabor e aparência dos bolinhos.
4. O chocolate em pó ajuda a dar uma crocância na superfície da massa.
3. Nunca descuide do petit gateau no forno, caso contrário não ficará molinho no interior.

Read more...

Tenho novidades!

>> segunda-feira, 4 de abril de 2011


Segunda passada, comecei a fazer um curso de culinária aqui na minha cidade. Gente estou amando!
De início o curso terá um semestre composto por seis módulos com dois cardápios em cada um, as aulas serão ministradas por Rodrigo Buriolla que é formado em Marketing pela Faculdade de Curitiba OPET, ele trabalha com desenvolvimento de cardápios, coordenou buffets em Curitiba em um importante instituto e todo seu conhecimento gastronômico veio através de anos de prática e gosto pela culinária, e pelo Fabiano Pedroso formado em Gastronomia pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, pós-graduado em Confeitaria Internacional em Buenos Aires e atualmente fazendo a sua segunda pós em Gastronomia Prática Aplicada na PUC em Curitiba. Trabalhou em importantes restaurantes em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, como o Gula Gula e desenvolve importante trabalho como consultor gastronômico de uma importante empresa.
Os cardápios propostos pelos meninos são contemporâneos, compostos por receitas atuais e também receitas consagradas da culinária francesa e italiana. Logo na primeira aula já devo ter aprendido pelo menos 5 dicas ótimas e simples para estar compartilhando aqui.
Então me aguardem meninas, porque o Com Capricho aqui vai ficar mais recheado do que bolo da Amos aos Pedaços, kkkk... Beijos

Read more...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...